Topo

Mesmo ao vivo, luta de Lyoto derruba audiência do UFC na Globo em 2015

UOL Esporte

30/06/2015 06h00

Apesar de ir ao ar ao vivo, e consequentemente mais cedo, já com transmissão no ar desde 1h, o combate do UFC Miami entre Yoel Romero e Lyoto Machida deste fim de semana, com vitória categórica do lutador cubano sobre o brasileiro, decepcionou na audiência. Rendeu modestos oito pontos à TV Globo na Grande São Paulo, região referência para o mercado publicitário.

Neste ano, duelos mais atrativos, sobretudo para o telespectador médio de TV aberta, geraram mais audiência. Foi o caso, por exemplo, mais recentemente, da luta pelo cinturão dos médios entre Chris Weidman e Vitor Belfort, no UFC 187, também com derrota brasileira, na madrugada de 24 de maio. Levada ao ar mais ou menos na mesma faixa horária, gerou 12 pontos no Ibope à Globo, 50% a mais que Romero x Machida.

A volta de Anderson Silva ao octógono no UFC 183, depois da fratura de sua perna e consequente segunda derrota diante do próprio Weidman, um evento cercado de expectativa por todos, incluindo os brasileiros, também despertou muito mais o interesse e audiência superior: 15 pontos para a sua vitória sobre Nick Diaz no octógono (dias depois se saberia que manchada por doping). A exemplo do combate de Belfort, também foi uma luta gravada pela emissora (com exibição após 30 minutos em relação à realização do evento em Las Vegas), mostrada com narração de Galvão Bueno e já batendo as 4h da madrugada do dia 1º de fevereiro.

Ano passado, em outro evento super badalado, UFC 179, realizado no Rio de Janeiro e com disputa por cinturão envolvendo lutador brasileiro (José Aldo derrotou Chad Mendes e se manteve como campeão dos pesos penas), também resultou em maior audiência para a TV Globo: 12 pontos na Grande São Paulo. Por ser no país, a transmissão foi ao vivo, na madrugada de 26 de outubro.

Rogerio Jovaneli

Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.