Topo

Para Luxa, Alemanha foi campeã com 3 volantes: "que trouxe de moderno?"

UOL Esporte

28/06/2015 15h02

Em entrevista exibida pelo Esporte Espetacular neste domingo, o treinador do Cruzeiro Vanderlei Luxemburgo minimizou a modernidade do estilo de jogo da Alemanha. Segundo ele a seleção alemã jogou "com três volantes" na vitoriosa campanha da Copa do Mundo.

"As pessoas acham que a Alemanha trouxe uma coisa moderna. Pera aí, o que que a Alemanha trouxe de moderno? Jogar com três jogadores de meio-campo, 4-3-3, e um jogador do lado direito, outro na esquerda e mais um centroavante. Três jogadores com dinâmica de jogo", questionou, referindo-se ao esquema do técnico Joachim Löw com Bastian Schweinsteiger, Toni Kroos e Sami Khedira; Thomas Müller, Miroslav Klose e Mesut Özil.

No bate-papo gravado com o apresentador Ivan Moré, Luxa ainda deu a entender que a aplicação de algo similar no futebol brasileiro é inviável. "Se eu fizer isso aqui no Brasil, colocar três jogadores como jogou a Alemanha, vão dizer: 'pô, você tá botando três volantes, não dá pra jogar com três volantes'. Mas a Alemanha foi campeã do mundo dessa forma e todo mundo achou bonito", analisou Luxemburgo, chamando os meias técnicos e móveis alemães de meros "volantes". O técnico não fez qualquer distinção ao modus operandi brasileiro, que se prende ao chamado "cão de guarda" à frente dos zagueiros e que troca, no setor,  atletas mais cerebrais, de bom toque de bola e capacidade criativa por gente que corre muito, carregadores de bola.

Não contente, o treinador ainda menosprezou o técnico colombiano Juan Carlo Osorio, do São Paulo. O treinador reduziu o trabalho do colega aos bilhetinhos que escreve para os jogadores durante as partidas (com caneta vermelha os assuntos mais importantes e azul o resto).

"Em 1980, 1981, o professor Antônio Lopes no Vasco da Gama já colocava papel na meia pra dar treino, então não é uma novidade. O Joel Santana foi execrado pela imprensa brasileira por causa da prancheta dele. Deram pancada. Aí o Osorio veio com duas canetas para passar bilhete no jogo e tá todo mundo achando novidade. Respeito, tomara que dê certo, deve ter qualidade profissional por aquilo que está fazendo, mas isso não pode representar modernidade", bradou.

Rogerio Jovaneli
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.