Topo

Cleber Machado fica de fora de clássico e revê "GP hoje não, hoje não"

UOL Esporte

19/06/2015 11h55

Repordução

Repordução

Com Galvão Bueno na Copa América do Chile (fará Brasil x Venezuela, domingo, às 18h30), a Rede Globo decidiu escalar Cleber Machado para a transmissão do Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1 neste fim de semana. Largada no domingo, às 9h.

Cleber, geralmente o titular do futebol paulista na tela da Globo, será substituído por Luis Roberto no clássico de sábado, 16h30, entre Santos e Corinthians (antes, narrará na madrugada de sexta para sábado Brasil x Sérvia, final do Mundial Sub-20).

GP da Áustria que é marcante na carreira de Cleber Machado. Há 13 anos, foi dele a histórica narração do "hoje não, hoje não, hoje sim, hoje sim?!!" nessa mesmíssima prova, quando, na derradeira volta, obedecendo a ordens da Ferrari, o brasileiro Rubens Barrichello deixou o então companheiro de equipe Michael Schumacher passá-lo e ficar com a vitória naquela corrida de 12/5/2002. Ele também narrou o GP austríaco do ano seguinte e agora volta a ancorar a sua transmissão.

Curiosamente, o episódio da polêmica troca de posições só ocorreu graças ao comentarista daquele GP, Reginaldo Leme, segundo relato do Cleber ano passado no programa Linha de Chegada. "Ficou meio dividido. Algumas pessoas acham que foi muito legal, que foi espontâneo, outras acham que foi horrível, ridículo, gafe. Eu considero que foi espontâneo, porque, quando tenho oportunidade, eu conto que a culpa é sua [Reginaldo]", disse, rindo, na época.

E relembrou a história: "um ano antes, em 2001, na mesma Áustria, o Barrichello tava em segundo, o Schumacher em terceiro e a Ferrari mandou eles trocarem de posição. Naquele ano, em 2002, era um momento do campeonato que aqueles pontos não fariam tanta diferença, como fizeram em 2001. Aí ele [Reginaldo Leme] falou: 'preciso lembrar que no ano passado houve inversão de posições'. E eu falei: 'neste ano eles não vão fazer isso'. E ele: 'eu não apostaria'. E eu disse: 'então eu vou apostar. Não vão fazer isso. Eles não vão tirar a vitória do Barrichello'."

"Quando entrou na última volta, comecei a falar: 'ano passado aconteceu isso, neste ano o Barrichello dominou e acho que hoje não', aí Barrichello freia e o cara passa. Falei 'pô, hoje sim'."

Além de Cleber, estarão na transmissão de domingo da corrida, falando direto dos estúdios da emissora em São Paulo, o analista Reginaldo Leme e o ex-piloto comentarista Luciano Burti. No local da corrida estará só a repórter Mariana Becker.

Abaixo, o famoso "hoje não, hoje não, hoje sim, hoje sim?!!" daquele GP da Áustria em 2002 que marcou definitivamente a vida de Cleber Machado na narração pela Globo:

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.