Topo

Leifert vacila e quebra padrão Globo ao chamar "time que dá asas" pelo nome

UOL Esporte

02/06/2015 13h25

leifert

No começo do Globo Esporte desta terça-feira, durante entrevista com o goleiro Fernando Prass, Tiago Leifert deixou escapar um "Red Bull". Foi quando formulava uma pergunta sobre como o Palmeiras fará para não deixar subir a cabeça depois de vencer um clássico. Só que na mesma frase o apresentador da edição paulista do programa referiu-se ao estádio palmeirense Allianz Parque com o habitual "Arena Palmeiras", indicando que o não uso do adotado "RB Brasil", para não fazer menção à marca, conforme padrão global, foi só um lapso de Leifert na sua fala.

"Eu tenho uma pergunta longa pra você: quando vocês ganharam do São Paulo, foi uma vitória estrondosa na Arena Palmeiras, logo depois vocês pegaram a Red Bull e perderam. Teve jogador do time que falou 'Palmeiras veio aqui com a cabeça lá no clássico e tal'. Esse clássico contra o Corinthians [vitória por 2 a 0 no último domingo], tem o mesmo impacto em vocês. Como fazer para segurar a onda?", essa foi a questão formulada por Tiago Leifert.

"A gente aprende com nossos próprio erros, já teve esse exemplo e temos que mostrar que evoluiu. Claro que é outra circunstância, o Internacional é um time muito mais complicado", respondeu o goleiro do Verdão.

A Globo não fala o nome de patrocinadores, os naming rights. Tanto na TV aberta quanto no Sportv (canal esportivo do grupo na TV fechada), as marcas são evitadas a todo custo – a regra já foi aplicada em nomes de estádios, times de futebol, escuderias de F1 e até nomes de competições.

A orientação da Globo, aliás, é para que isso seja cumprido em todos os seus braços jornalísticos. Ou seja, o nome certo não é citado nem no canal aberto, nem no site da emissora e tampoucou nos canais por assinatura que estão sob a administração global.

Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.