Topo

De xingamento ao ceticismo. Comentaristas repercutem renúncia de Blatter

UOL Esporte

02/06/2015 15h23

Juca-no-BB2_Reproducao-ESPNBRasil
A renúncia do suíço Joseph Blatter, nesta terça, ao cargo de presidente da Fifa e convocação para nova eleição na entidade, após o escândalo que resultou na detenção de sete dirigentes às vésperas do pleito que consagraria Blatter como reeleito, como de fato ocorreu, gerou debate entre os diferentes programas esportivos na TV.

Confira, a seguir, o que se falou nas mesas redondas futebolísticas sobre o fato:

Juca Kfouri, colaborador do Linha de Passe e de coberturas da ESPN Brasil:
Quero chamar atenção do fã de esporte para não achar que a saída do Blatter é a resolução de todos os problemas. Lembremos que três anos atrás, Ricardo Teixeira fugiu para Boca [na Flórida, EUA]. Resolveu algum problema da CBF? Não. Quem apareceu no lugar dele? José Maria Marin, que está preso na Suíça. É uma questão de estrutura. No Brasil, a chance que nós temos, mais que CPI da CBF, é na aprovação da medida provisória que muda a governança do futebol brasileiro, que muda os métodos, muda a transparência, as exigências, que pune e não passa a mão na cabeça. Adoraria que Platini fosse Jesus Cristo e chegasse para salvar o futebol mundial, mas não é. Problema é estrutural e é nisso que tem que ser mexido."

Leonardo Bertozzi, comentarista da ESPN
"Vamos ver quem vão ser os candidatos agora, livres da amarra do Blatter que dirige todo um sistema. Se vai ser desmontado ou se a máquina vai continuar funcionando pra outro."

Marcelo Barreto, apresentador do Seleção Sportv:
"Estamos todos ainda meio sob o impacto… Eu tendo a conter o otimismo nesses momentos assim, porque as forças conservadoras não se escondem, podem até recuar um pouquinho, mas daqui a pouco já tão conversando de novo."

Milton Leite, narrador do Sportv, durante o Seleção de hoje à tarde:
"Diria 'que faaaase da Fifa!'. Isso pra mim é renúncia, tá abrindo mão do cargo porque, como diria minha vó, a água tá batendo na bunda. Tão percebendo que a coisa tá chegando muito próxima deles. Só não saiu hoje da Fifa porque tem esse trâmite aí de convocar congresso e tudo mais e para não dar na cara que tá saindo pelos fundos. Se continuar nesse ritmo de vazar documento aqui e ali, não me surpreenderia se daqui a uma semana tiver todo mundo preso. Pelo que tá saindo, até o cara do cafezinho tá 'levando bola'. A Fifa tá ruindo pela corrupção que domina toda a estrutura e acho que talvez seja o grande momento do futebol dar uma virada, não só na Fifa, a gente tá vendo repercussão de gente da CBF envolvida. Tenho certeza que se esparrama por quase todas as confederações, federações internacionais ou não. Deve ser duro formar uma chapa hoje na Fifa. Obrigatório fazer um congresso extraordinário na Suíça, mas depois do que aconteceu na semana passada, dos 209 que podem votar, te garanto que metade não aparece, porque vai estar o FBI lá."

Lédio Carmona, comentarista do Sportv no mesmo programa:
"Não foi preso, mas Blatter caiu. Agora vai começar uma guerra por esse cargo. Não tenho a menor dúvida que o Platini tá muito forte nesse processo."

Neto, ex-jogador comentarista da Band, no seu Os Donos da Bola:
"Vagabundo, corrupto, safado, ladrão, sem vergonha. E tem mais: vai sobrar para mais um monte de gente. Por sinal, o seu Blatter esteve junto com quem? Se já foi pro ratão, cês imagine pro ratãozinho aí. E a Band dá liberdade. Não sei se falei demais, depois vou tomar umas bronca aí, mas eu limpo até a boca, salivando. Vagabundo, ladrão, safado, é isso só o que eu acho. Por que será que renunciou? Tem que devolver tudo o que roubou. As pessoas que votaram no Blatter são piores que ele. E vai respingar aqui [no Brasil]"

Rogerio Jovaneli
Do UOL, em São Paulo

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.