Topo

Onde vão melhor? Veja atores e atrizes que já se meteram com esporte na TV

UOL Esporte

30/05/2015 06h00

Divulgação/TV Globo

Na última terça, Dan Stulbach estreou como apresentador do esportivo Bola da Vez, programa de entrevistas da ESPN Brasil. O também âncora do humorístico CQC, da Band, foi ator consagrado, com papeis marcantes como o Marcos, de Mulheres Apaixonadas (2003), e suas famosas raquetadas na mulher, Raquel, personagem da atriz Helena Ranaldi. Stulbach transita bem em ambos os mundos, da teledramaturgia e do telejornalismo esportivo.

Mas não foi o único a passar por telenovelas e também transitar no mundo da TV esportiva. Veja outros casos semelhantes.

Paulo Antunes, de médico e bandido encapuzado à estrela dos esportes americanos na ESPN

Reprodução

O agora colega de Dan ESPN, Paulo Antunes, comentarista de esportes americanos, também já atacou de ator de novela. Embora sequer mostrasse o rosto, apareceu atuando na Globo, emissora referência no assunto, na novela Cobras e Lagartos, como um bandido encapuzado. Cena curtinha, de menos de um minuto. Já no SBT fez o papel de um médico em cena para a trama Cristal. Ambas os folhetins de 2006.

Maitê Proença, a sensual atriz 'extra ordinária' do Sportv

Repordução

Com um cardápio vasto de contribuições à teledramaturgia brasileira, de papeis mais quentes, digamos, como na novela Dona Beija (TV Manchete, em 1986), cuja personagem adorava se banhar nua em uma cachoeira, algo chocante para a época (nessa época, protagonizou o seu primeiro ensaio nu para a revista Playboy), a outros com viés distinto, caso da professorinha Clotilde, de Sassá Mutema (Lima Duarte), em Salvador da Pátria (Gobo, em 1989), e mais recentemente atuando em Alto Astral, Maitê de repente se meteu a falar de esportes na TV fechada, e no principal canal do segmento, o global Sportv.

Maitê comanda atualmente o Extra Ordinários, atração de entretenimento da emissora da Globosat nas noites dominicais, divide comentários de futebol com gente mais familiar ao tema, casos dos escritores Xico Sá e Eduardo Bueno (Peninha), do ex-CQC Felipe Andreoli e dos "Cassetas" (um diferente a cada semana), mas nem por isso deixa de reconhecer a própria ignorância: "foi umequívoco, alguém estava tomando barbitúricos fortíssimos quando resolveu me convidar para fazer isso", disse, durante entrevista ao Programa do Jô. "Alguém vai acordar um dia e perceber que aquilo não faz sentido", completou, super sincera, ela, que causou um bom barulho na própria atração ao sugerir uma aposta para o caso do seu Botafogo conseguir o acesso e voltar à 1ª Divisão do futebol brasileiro: "fico pelada, peladíssima. Vou vir só com uma coleira escrita 'Botafogo'", prometeu a atriz. Como será essa atuação dela?

Karina Bacchi: modelo, atriz e repórter de "Menino de Ouro" no SBT

Foto Rio News

A exemplo de Maitê, a modelo Karina Bacchi também posou nua para a Playbou (em 2006), entre outros ensaios para revistas, fez carreira como atriz e se passou a falar de esporte na televisão. Exerceu a função de repórter do reality show Menino de Ouro, exibido pelo SBT e cujo objetivo era "descobrir" um novo talento para o futebol brasileiro.

A atração, que teve duas temporadas na TV, em 2013 e 2014, iniciava com uma espécie de "peneira" de garotos, entre 13 e 15 anos. A cada programa, participantes eram eliminados, a partir das avaliações dos técnicos, os ex-jogadores Zetti e Edmilson (outro ex-boleiro, Paulo Sérgio, era o apresentador), até que no fim um deles terminasse como o grande vencedor, tendo como prêmio a chance real de iniciar carreira em um grande clube: Corinthians, Palmeiras ou São Paulo.

Como atriz, Karina atuou na TV por Globo e Record, além do próprio SBT. Na Globo, apareceu na novela O Clone (2001), na minissérie O Quinto dos Infernos (2002), no folhetim Agora É que São Elas (2003) e em 2004 fez a personagem Tina para a novela Da Cor do Pecado. Ela também venceu a primeira edição do reality Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão, em 2005. Na Record, foi a vitoriosa da segunda edição do reality A Fazenda, além de atuar em novelas da emissora.

Atriz Tammy Di Calafiori fez parte do início do Fox Sports no Brasil

Divulgação/Record

Tammy Di Calafiori, a Ana de Os Dez Mandamentos, novela bíblica da Record, fez parte do time do Fox Sports, apresentada, assim como outros no então recém-inaugurado canal esportivo, em 2002. Por lá, foi apresentadora. Antes, ela, modelo e atriz, esteve à serviço da Rede Globo, em 2005, na novela Alma Gêmea, depois em 2008, em Ciranda de Pedra, e 2010, no elenco da novela Passione.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.