Topo

Não é por acaso que Rizek e Barreto estão aparecendo bem mais no Sportv

UOL Esporte

29/05/2015 06h00

Rizek
No ar desde 1991 (até 1995 com o nome Top Sports), o Sportv se consolidou como o principal canal esportivo de TV fechada no Brasil. No entanto, após mais de duas décadas de liderança isolada no segmento, a emissora começou a sofrer seus primeiros "sustos" na audiência com o investimento pesado da Fox Sports em direitos de transmissão em competições como a Copa Libertadores. Internamente, o clima é de pressão por resultados e cobrança maiores do que nos últimos anos.

No início deste mês de maio, por exemplo, o braço esportivo das Organizações Globo na TV por assinatura sofreu um golpe que seria inimaginável há alguns anos: viu sua concorrente direta ter audiência quase seis vezes maior ao transmitir um jogo – Guaraní-PAR x Corinthians – com exclusividade.

E o aumento dos números de outros canais não se deu apenas com bola rolando. Em programas antes e depois das partidas, assim como em dias sem jogos de futebol, emissoras como Fox Sports e ESPN Brasil apresentaram uma considerável subida nos medidores. Tal panorama fez o Sportv se mexer.

Primeiramente, após resultados de pesquisas independentes contratadas nos últimos meses, a emissora decidiu por explorar cada vez mais as imagens dos apresentadores André Rizek e Marcelo Barreto. De acordo com as amostragens, o público geral reconhece a dupla como principal "cara do Sportv".

Foi então que Barreto, anteriormente com algumas edições do "Troca de Passes" e do noticiário "Sportv News", assumiu o comando do vespertino "Seleção Sportv" – substituto do "Arena". A emissora via o horário como maior dor de cabeça e resolveu mudar o formato.

"A ideia é ter um canal mais ágil e conectado com os acontecimentos esportivos. Todas as mudanças fazem parte de uma estratégia de repaginação do canal, que se completa em 2016, com o ano olímpico.  As mudanças nos programas e cenários também são uma adequação gradual da grade ao projeto do canal 24 horas ao vivo. Já tivemos experiências na Copa e a resposta do público foi muito boa. A ideia é trazer de novo esse conceito, rejuvenescendo o SporTV e deixando mais dinâmico. E para isso acontecer, temos um planejamento com mudanças graduais. Tem muitas questões técnicas e operacionais envolvidas", explicou o diretor geral de conteúdo do canal, Raul Costa Júnior.

Rizek, por sua vez, assumiu de maneira definitiva o comando do "Troca de passes". Antes, o programa que tem início logo após os jogos do fim de semana e é responsável por debate e repercussão das partidas serviu como "laboratório" para nomes menos conhecidos como Antero Neto e Bruno Souza. Agora, os "consagrados" terão a missão de recuperar a audiência.

Outra estratégia, também adotada na TV aberta pela Globo, é a utilização cada vez maior de ex-jogadores para comentar as transmissões. Segundo avaliação interna, os telespectadores preferem os antigos atletas a nomes menos conhecidos.

"O SporTV instituiu esse formato de ter sempre um trio na equipe de narração: narrador, comentarista e um ex-jogador, muito mais como forma de enriquecer a transmissão. A preocupação é oferecer o melhor espetáculo para o nosso público", confirmou Raul.

Por fim, ao ser questionado pela reportagem sobre o crescimento de concorrentes nas últimas pesquisas, o diretor do Sportv minimizou qualquer perda de espaço e exaltou os números recentes do canal.

"A nossa preocupação é muito mais com a gente, do que com os nossos concorrentes. Ter novos players no mercado é bom principalmente para o público. Respeitamos muito o trabalho que eles fazem dentro das suas estratégias e o SporTV tem as suas também. O grande mérito do canal é não se acomodar. Estamos nos reinventando diariamente. Fizemos uma cobertura espetacular da Copa do Mundo 2014, líderes absolutos de audiência, mas não vivemos disso. Já estamos com a cabeça em Rio2016, na Copa do Mundo de 2018. São mais de 5000 eventos transmitidos ao vivo por ano e isso nos obriga a buscar novos formatos e principalmente a ter um planejamento muito bom", encerrou o chefe da emissora.​

Pedro Ivo Almeida
Do UOL, no Rio de Janeiro

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.