Topo

Record enxuga equipe, e Pan de 2015 vai ser maior na TV fechada

UOL Esporte

27/05/2015 06h00

150525_AlvaroJose

Álvaro José será um dos três narradores da Record em Toronto nos Jogos Pan-Americanos de 2015

Disputados no auge de um período de vultosos investimentos da TV Record no esporte, os Jogos Pan-Americanos de 2011, disputados em Guadalajara, foram símbolo da política que a emissora havia adotado naquele momento. Foi um projeto grandioso, que levou 245 profissionais para o México. A edição 2015 do evento, em Toronto, mostrará um momento diferente. Após mudanças de diretrizes, o canal aberto enviará apenas 70 pessoas à cidade canadense. O enxugamento é o inverso do que acontece na TV fechada, que dará mais espaço ao produto.

Em 2011, a Record teve direitos exclusivos do Pan – o evento foi dividido apenas com a Record News, que é do mesmo grupo e também é aberta. A estratégia da emissora paulista mudou nesse aspecto, e os Jogos de 2015 foram repassados para o Sportv, que faz parte das Organizações Globo.

O Sportv enviará 50 profissionais para Toronto, mas envolverá um total de 200 pessoas na cobertura do evento. Serão 280 horas de transmissão ao vivo, com alguns dos principais profissionais da emissora – os narradores Roby Porto, Luiz Carlos Júnior e Sérgio Maurício, por exemplo. "Em Guadalajara-2011, não tínhamos direitos e mandamos apenas uma equipe de reportagem", comparou Raul Costa Júnior, diretor do canal.

A Record envolverá um total de 300 pessoas no projeto, mas ainda não definiu quantas horas o evento terá em sua grade. "O brasileiro gostar de torcer pelo brasileiro e precisamos lembrar que temos um histórico de participações bem-sucedidas. Em Guadalajara, por exemplo, tivemos quase 150 medalhas, uma média de oito por dia, sendo três de ouro. Queremos mostrar a força do nosso esporte", disse Douglas Tavolaro, vice-presidente de jornalismo da Record.

A equipe do canal para o Pan terá três narradores (Álvaro José, Dudu Vaz e Lucas Pereira) e dois comentaristas (Fernando Scherer e Luísa Parente) em Toronto. Além disso, Eduardo Savóia participará do projeto no Brasil.

"Desde 2010, iniciamos um ciclo de transmissões de eventos olímpicos, com os Jogos de Inverno de Vancouver, o que nos trouxe um grande amadurecimento nesse tipo de cobertura. O Pan de Toronto é mais uma etapa importante nesse processo de consolidação da Record como emissora cada vez mais interessada no desenvolvimento do esporte no país. Exatamente por isso, o evento é um dos mais importantes da nossa programação de 2015, um projeto no qual estamos trabalhando desde o final das Olimpíadas de Londres, em 2012", completou Tavolaro.

A primeira equipe de reportagem da Record já está no Canadá, aliás. O grupo liderado pelo repórter Jean Brandão viajou a Toronto ainda na primeira quinzena de abril para começar a produzir um material sobre a sede do Pan.

A Record tem os direitos televisivos dos Jogos Pan-Americanos até 2019, ano em que será parceira global de mídia do evento – com exceção do Peru, país-sede da competição. Além disso, o canal aberto será um dos que exibirão os Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro – os outros são Bandeirantes e Globo.

Os Jogos Pan-Americanos de 2015 serão disputados entre os dias 10 e 26 de julho. A Globo, que não tem direitos do evento para TV aberta, mandará apenas uma equipe de reportagem para o Canadá.

Guilherme Costa
Do UOL, no Rio de Janeiro

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.