Topo

Planeta SporTV parece programa da Globonews e vai além do futebol. Ousado

UOL Esporte

25/05/2015 17h10

Crédito: Reprodução/SporTV

Crédito: Reprodução/SporTV

Os canais esportivos brasileiros, aqueles que possuem em seus cardápios bons campeonatos de futebol, lotam o dia-a-dia de programas que os analisem à exaustão. Raro ver o mesmo tratamento para outros esportes, exceto em momentos pontuais, como Jogos Pan-Americanos e Olimpíadas (Verão e Inverno). Quando muito, arriscam-se com programas semanais. Razão de sobra para definir o Planeta Sportv, que estreou nesta segunda, como uma aposta ousada do canal esportivo da Globosat.

Com um estilo similar ao 'Em Pauta', atração noturna da Globonews que diariamente analisa os fatos marcantes do dia com o auxílio de correspondentes internacionais, o Planeta vai na mesma linha. No primeiro programa, teve direito até às janelinhas mostrando dois Karin Duarte (de Nova York, nos EUA) e Fernando Saraiva (Londres, na Inglaterra) na mesma imagem em que uma terceira tela exibia os apresentadores, Edgar Alencar e Janaína Xavier, ambos falando da base do programa nos estúdios do Sportv no Rio de Janeiro (mesma cidade de onde fala Sérgio Aguiar, do citado Em Pauta, da Globonews).

Falou-se do noticiário de futebol pelo mundo, a demissão de Carlo Ancelotti no Real Madrid, o futuro de Daniel Alves, ainda jogador do Barcelona, mas que se disse não valorizado no clube e pode deixar a Catalunha, teve até entrevista por telefone com Éverton Ribeiro, jogador da Seleção de Dunga, direto dos Emirados Árabes, mas a atração definitivamente foge do "jornalismo futebolístico".

Ao contrário, mostrou que será esportivo, mesmo, com direito à entrevista ao vivo com o cubano Javier Sotomayor, recordista mundial do salto em altura (atletismo) e mensagens de "boa sorte" de Anderson Varejão, jogador do Cleveland Cavaliers, da NBA, e do nadador bicampeão olímpico, César Cielo, além de entrevista gravada com Vitor Belfort, durante a participação da correspondente de UFC do canal, Ana Hissa, falando direto de Las Vegas.

Rogerio Jovaneli

Do UOL, em São Paulo

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.