Topo

Eliminação de paulistas cria para Globo problema do tamanho de novela

UOL Esporte

15/05/2015 06h00

A eliminação precoce de Corinthians e  do São Paulo da Libertadores criou um novo problema  para a TV Globo, que enfrenta uma queda na média do seu horário nobre por conta da crise da novela "Babilônia".

Até a quinta, a emissora  estudava uma alternativa competitiva para ocupar o horário do futebol na programação transmitida para São Paulo, na próxima quarta-feira (20). A solução imediata era exibir filme no horário, para estancar fuga da audiência. Mas a confirmação de Santos e Sport, pela Copa do Brasil, para data é indício de que o jogo deve ser a escolha da emissora.

Até a quinta (14),  a emissora ainda mantinha na grade de programação o horário reservado para o futebol.  Oficialmente, ela só anunciará uma eventual mudança na grade de programação de São Paulo na segunda-feira (18).  Para o Rio e o resto de Brasil, a Globo confirmará a opção pela partida Vasco x Cuiabá, pela Copa do Brasil, além dos jogos de Internacional e Cruzeiro, últimos sobreviventes do país na Libertadores.

Munição da Globo para elevar a média do Ibope no seu horário nobre, os jogos da Libertadores são, historicamente, responsáveis por garantir boas audiências à emissora.  O jogo da eliminação do Corinthians, contra  o Guaraní, na quarta (13) rendeu 30,9 pontos no Ibope. É mais que "Babilônia", principal produto da programação.

Atualizado às 14h31: Após o fechamento do texto, a CBF liberou as datas dos jogos da Copa do Brasil.

Juliana Alencar
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.