Topo

Milton Neves lista os maiores narradores que já viu no país

UOL Esporte

22/04/2015 06h00

miltonnneves

 

Gol inesquecível de Milton Neves foi narrado por Fiori Gigliotti

 

O apresentador esportivo Milton Neves é conhecido por sua memória impecável, quando o assunto é futebol. Perto de completar 50 anos de carreira, ele diz ainda ter fresca na memória uma narração, para ele inesquecível, do seu time, o Santos. Milton era garoto, tinha 14 anos e vivia em Muzambinho (MG). O ano era 1965.

Com um rádio de pilha no ouvido, era a primeira vez que ele pisava em um campo de futebol para ver uma partida de profissionais. Naquela tarde de 10 de outubro de 1965, o Santos enfrentava o Comercial, em Ribeirão Preto. E o time de Pelé venceu por 2 a 0.

Milton conta que estava próximo ao alambrado, quando Fiori Giglioti se preparava para narrar uma cobrança de pênalti em favor do Santos. Pelé ajeitou a bola e foi para o chute. Giglioti disparou: "Correu, bateu, fora…" "Mas a bola vazou a vazou a rede. Logo ele se corrigiu e gritou o gol", lembra Milton.

Também por conta disso, na sua lista de narradores preferidos está Fiori. Além dele, Milton cita Luciano do Valle, Galvão Bueno, José Silvério e Osmar Santos.

Não só a narração foi inesquecível como o jogo também. "Foi a primeira vez que eu fui a um campo e a primeira vez que eu vi o Pelé jogar. Foi lindo. Inesquecível ver aquele monte de jogadores do Santos comemorando".

O apresentador também lembra perfeitamente o momento em que Pelé esteve à sua frente, a alguns metros de distância para pegar a bola para bater um lateral. "Ele veio ali, molhado de suor. Era uma tarde em que faziam uns 40ºC. Ele pegou a bola e olhou para a frente. Foi uma coisa de um milésimo de segundo. Mas fiquei com aquilo na cabeça. 'O Pelé me viu. O Pelé me viu'. Fiquei alguns dias sem dormir direito", disse ele.

Milton lembra que foi ao jogo em uma Kombi, com 12 pessoas. "Era um pessoal de uma loja de cereais lá de Muzambinho. Foi a primeira vez que fui a uma churrascaria. Minha tia Antonia não queria que eu fosse. Eu era muito pequeno, mas acabou cedendo. Foi ela quem bancou a viagem", relembra.

Veja Álbum de fotos

Vagner Magalhães
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.