Topo

Lutador de MMA da Universal ganha espaço na Record com anúncios da igreja

UOL Esporte

20/04/2015 06h00

Quem está acostumado a acompanhar MMA sabe que a Record não é uma emissora que dá muito espaço para modalidade. Aliás, o canal paulista chegou a ser alvo de críticas de alguns lutadores, como Wanderlei Silva, ao fazer matérias apontando o risco deste tipo de luta. No entanto, um atleta que sonha em estar no UFC passou a integrar sua programação. Seu objetivo é entrar na organização, que tem acordo justamente com a maior rival da Record, a Globo.

Naldo Silva, que tem um cartel de 20 vitórias e apenas quatro derrotas, aparece durante os comerciais da Record com um vídeo gravado para uma campanha da Igreja Universal. Nas imagens, ele conta a sua história e revela um sonho.

"Meu sonho é chegar lá (no UFC), maior evento do mundo, estou na guerra. Como falei, a maioria que fala comigo não entende porque não estou lá. Se alguém descobrir, me fala, porque eu não sei, o que pude fazer, eu fiz. Mas uma hora vai chegar, vou continuar trabalhando em cima disso, meus empresários já conversaram com o UFC. Eles já me conhecem", falou ao UOL Esporte.

O vídeo de Naldo para a Universal não é nenhum tipo de patrocínio. O lutador ainda faz questão de deixar claro que apesar de levar a igreja com ele todos os dias, ele prefere não usar a imagem dela.

"Fizeram resumo para mostrar a superação. Conta a história que tive, o sonho de lutar e o outro lado, lado da família. Algumas empresas entraram em contato depois do vídeo. Eu não uso a logomarca para não levar para esse lado de dinheiro, minha fé levo no dia a dia", completou.

Por intermédio de sua assessoria de imprensa, a Universal também explicou a parceria com o lutador. "Não há nenhum patrocínio. Ele é membro da Universal. 'Eu sou a Universal' é uma campanha publicitária da Igreja Universal do Reino de Deus. Os personagens nela retratados participam de modo voluntário para falar sobre suas carreiras", explicou.

A parceria entre Naldo e a igreja surgiu logo depois que o lutador deu algumas aulas de MMA para o bispo de sua igreja, em Manaus.

"Eu comecei a dar aula particular para o Bispo Oliveira, da igreja aqui no Amazonas. Ele começou a ter aula para perder um pouco de peso, procurou alguém que desse aula e também fosse da igreja. Ele treinava três vezes por semana, ensina muay thai, defesa, jiu-jitsu, e me indicou para fazer o vídeo. Eles entraram em contato comigo para fazer esse vídeo para Universal contando minha história", afirmou.

A Record, responsável por veicular a campanha "Eu sou a Universal", não costuma dar muito espaço para o MMA. A emissora chegou a fazer uma reportagem de 14 minutos no programa Domingo Espetacular em que questionava a segurança do MMA. Isso aconteceu pouco depois do acordo assinado entre o UFC e a Globo, há três anos.

Enquanto a matéria passava na televisão, lutadores como Wanderlei Silva disparavam contra a emissora na internet. "Se a Rede Record estivesse passando o UFC e com toda audiência que nosso esporte dá, garanto que jamais teríamos matérias como essa. Vergonha", falou na ocasião.

Também por intermédio de sua assessoria de imprensa, a Record informou que nunca foi contra a modalidade. "Nunca houve nenhuma linha editorial anti-MMA da Record", finalizou a emissora.

Leandro Carneiro
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.