Topo

Teve até escuridão no mar. Carol Barcellos desafia medo em programa global

UOL Esporte

28/03/2015 06h00

Mergulho às cegas, rosto congelado, entre outras situações inusitadas. Essa tem sido a rotina da repórter Carol Barcellos desde que resolveu encarar aventuras para lá de radicais. As mais recentes têm feito parte do programa Planeta Extremo, que vai ao ar na Globo todos os domingos.

Aos 33 anos, Carol tem encarado suas limitações para descobrir novas aventuras. Como foi o caso do mergulho às cegas que fez na China.

"A expedição na China (foi a mais difícil). As condições de mergulho lá são complicadas: água muito fria, pouca visibilidade e fomos a lugares inexplorados. Tenho dificuldades com mergulho, não consigo ficar muito tranquila. Mas, o mais importante, o episódio está muito bonito e tenho certeza que o público vai curtir as paisagens e o desafio de entrar nas cavernas. Resistir a 30 minutos de mergulho numa caverna quase sem enxergar nada. Não sei se aguento de novo", falou ao UOL Esporte.

Mas, os que acham eu Carol Barcellos não tem medo de nada, a jornalista ressalta que não é bem assim que funciona. Ela revela inclusive ter medo de altura.

"Tenho medo de muitas coisas, mesmo, inclusive de altura. Neste último episódio do Planeta Extremo das Sequoias, todos puderam perceber no vídeo o meu medo intenso de altura.
Não tenho vergonha em admitir. Acho que ter coragem não significa não ter medo, mas sentir o medo e ir em frente e enfrentá-lo", disse. "É um pensamento que evito (desistir). Não considero 'desistir' como uma opção. Penso em riscos, sinto medo, mas não gosto de pensar em desistir", complementou.

Quando comenta sobre as lesões que teve durante as aventuras, Carol brinca ao dizer que "seu santos é forte" e que o máximo que aconteceu até hoje foram alguns arranhões e cicatrizes que "ficaram de recordação". Um desses machucados aconteceu quando a jornalista encarou uma maratona no Polo Norte.

"Foi num momento bem louco, comecei a treinar quando minha filha tinha 10 meses. Foi uma transição bruta. Saí de uma rotina leve de exercícios para um treinamento pesado. Foi um período cansativo. Eu só cuidava da minha família, trabalhar e treinar, mas o resultado foi muito bom. Conseguimos contar uma bela história e isso é o que importa. Tomei cuidado com as mãos e os pés (para não congelar), mas esqueci do rosto. Acho que deveria ter me preocupado mais com o rosto. Quando cheguei, não conseguia mexer muito a boca, estava um pouco machucada. Também fiquei com uma marca de queimadura leve na barriga, pelo frio. Tudo passou, o que ficou foi a conquista. Minha filha completou um ano e, dias depois, viajei para correr 42 km no Polo Norte, a maratona mais fria do planeta. Sem dúvida, marcou minha vida", relembra.

Mas não são os machucados ou o medo a maior dificuldade que Carol enfrenta no período de aventuras. Casada com o repórter Bruno Cortês, também da Globo, ela é mãe de Júlia, de apenas dois anos.

"É a parte mais difícil das expedições. Eu e Julia temos uma relação muito forte. Ainda estamos aprendendo a ficar longe uma da outra. Às vezes, não tem jeito, mas temos um combinado: não importa para onde eu vá, ela vai junto, no coração e eu fico no coração dela. Isso é para sempre, está muito além da distância física", disse.

Distância da filha, medo de altura ou cicatrizes. Nada disso faz Carol reclamar das aventuras que têm encarado no "melhor trabalho do mundo".

"Tem sido intenso (gravar o programa). É um programa que exige muita disciplina e dedicação, mas é, sem dúvida, o melhor trabalho do mundo. "Cada desafio tem um tipo de treinamento. O que não deixo de fazer: cuidar do preparo físico. Nem nas férias", brinca a repórter.

A preparação citada por Carol tem direito a corrida três vezes por semana, natação e treino funcional duas vezes por semana e ainda pilates. Na alimentação, a jornalista evita farinha, açúcar e gordura, e o restante gosta de comer em grandes quantidades: "como mais que alguns homens da equipe", finaliza a jornalista.

Leandro Carneiro
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.