Topo

Esporte na TV teve saída de Beting, narrador em casa nova e lição de moral

UOL Esporte

28/03/2015 06h00

150321leme

Galvão Bueno (esq.) teve dificuldades com a voz na narração de Brasil e França

Os bastidores da televisão esportiva brasileira estiveram movimentados nesta semana, em que a Fox Sports anunciou a contratação do narrador Nivaldo Prieto, que trabalhará com seu antigo companheiro de Band, o comentarista Mauro Betting. Betting, por sua vez, foi demitido pela rádio Bandeirantes. O comentarista participava duas vezes por semana do programa Esporte Notícia. Já a repórter da ESPN Brasil, Gabriela Moreira, deu uma invertida ao vivo, em um torcedor palmeirense, que chamou de "bichas"os torcedores são-paulinos. Na transmissão da vitória brasileira por 3 a 1 contra a França, o narrador da TV Globo, Galvão Bueno, teve dificuldades para levar a partida. Devido ao frio na França, sua voz falhou em vários momentos da transmissão, o que gerou até um pedido de desculpas no ar.

Veja o que foi notícia nesta semana:

1  – Galvão sem voz
O narrador Galvão Bueno teve dificuldades na partida entre Brasil e França nesta quinta-feira. A voz do locutor falhou em diversos momentos e ele até pediu desculpas para os telespectadores durante a transmissão.

"Peço desculpas porque a voz está indo embora porque o frio amigo, para falar o tempo todo, fica mais difícil, mas tudo bem", disse. A voz começou a falhar ainda no primeiro tempo. Mas o pedido de desculpas de Galvão aconteceu somente aos 20 minutos da etapa final, logo após a voz dele ficar muito rouca ao tentar narrar um lance. Depois de lamentar o problema, Galvão Bueno seguiu apresentando dificuldades para narrar.

2 – Prieto no Fox Sports
A estreia do narrador Nivaldo Prieto, 49, no Fox Sports, está marcada para a próxima quarta-feira, dia em que o São Paulo enfrenta o San Lorenzo, no estádio Nuevo prietaoGasómetro, em Buenos Aires (Argentina). Contratado nesta semana, após dois meses de conversa com a direção do canal, ele se disse ansioso por voltar ao microfone e especialmente animado por fazer parte da equipe que vai aos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

"Tenho a minha imagem muito ligada aos Jogos Olímpicos e o canal terá uma cobertura muito forte. Esse foi um dos pontos fundamentais para que chegássemos a um acordo", diz ele. "Além do meu interesse, a emissora também me procurou com esse objetivo, o que deixou as coisas ainda mais fáceis", afirmou.

Ele conta que depois que saiu da Band, no fim do ano passado, foi sondado pelo Fox Sports, mas as negociações começaram para valer em fevereiro. Com a conversa em andamento, ele também foi procurado pela Turner, que comanda o Esporte Interativo no Brasil. O canal terá exclusividade para a transmissão em TV fechada da Liga dos Campeões a partir do segundo semestre deste ano.

3 – Lição de moral

622_50d7812c-af03-38af-aa87-f8d49d978a89Em uma transmissão ao vivo, um repórter precisa ter jogo de cintura para falar seu texto corretamente, ficar atento a problemas técnicos e ainda lidar com entrevistados, que podem ser imprevisíveis. No ar pela ESPN Brasil antes do clássico entre Palmeiras e São Paulo, nesta quarta-feira (25), Gabriela Moreira foi surpreendida por uma expressão homofóbica de um torcedor. E não perdoou. Em entrevista ao blog, ela explicou o porquê.

Na entrevista, um torcedor palmeirense previu: "a expectativa é a gente ganhar dos bichas hoje, 2 a 1 para o Palmeiras". E ouviu uma lição de moral da jornalista.

"Pessoalmente, eu agi de forma natural, de acordo com o que acredito. Profissionalmente, eu reagi porque a imprensa não pode ser instrumento e veículo de qualquer tipo de preconceito", afirmou Gabriela. Ela admitiu que a reação não é fácil, ainda mais ao vivo, mas se mostrou tranquila de que tomou a decisão correta. " Na hora é uma decisão difícil a se fazer, mas agi assim respeitando esses dois pontos."

4 – Doping-Anderson Silva
Não é surpresa para ninguém que o caso de dopingo de Anderson Silva o tirou do papel de técnico do TUF Brasil 4, o reality show do UFC transmitido pela TV Globo. Mas, nas chamadas da emissora, o astro e seu time no programa ainda são tratados com destaque. E mais, o doping do lutador é utilizado como uma das principais atrações do reality, sem qualquer menção à sua saída para a entrada dos irmãos Nogueira em seu lugar.

O comercial veiculado pela emissora, chamando para a estreia do TUF, em 5 de abril, anuncia apenas a presença dos técnicos Anderson Silva e Maurício Shogun, com direito ao logo do programa ainda mostrando o nome do ex-campeão dos médios.

"Las Vegas, a cidade onde as apostas são altas e os riscos, ainda maiores. O palco ideal para a nova temporada do TUF. Lutadores em busca da glória, treinados por dois gigantes do UFC. Maurício Shogun e o polêmico campeão Anderson Silva, envolvido em uma suspeita de doping que está abalando o mundo do MMA", diz o locutor.

5 – Demissão de Mauro Betting
O Grupo Bandeirantes de Comunicação encerrou totalmente seu vínculo com Mauro Beting. Na semana passada, a Rádio Bandeirantes demitiu o jornalista, que mauro-betting-fox-sports-1398193746772_615x470participava duas vezes por semana do programa Esporte Notícia. Além de Beting, a rádio dispensou também um produtor da equipe de esportes, Guilherme Fagundes.

Procurado pela reportagem do UOL Esporte, Mauro Beting não quis se pronunciar sobre o assunto. A Bandeirantes confirmou que o jornalista deixou o grupo, mas não alegou a razão. Segundo a assessoria de imprensa, ele estava atuando na Rádio Bandeirantes apenas como colunista, e participava de alguns programas como convidado.

O grupo afirmou ainda que a saída foi amistosa e que deixa as portas abertas para que ele possa voltar a colaborar com a emissora no futuro.

A Rádio Bandeirantes havia demitido Beting em agosto de 2013, mas voltou atrás apenas um dia depois. Após uma polêmica em redes sociais, o ex-jogador e apresentador Neto chegou a deixar seu cargo à disposição da emissora e avisou, em seu programa ao vivo, que o grupo poderia demiti-lo para manter Beting. No mesmo dia, a Rádio Bandeirantes anunciou a recontratação do jornalista e Neto também continuou no grupo.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.