Topo

Globo deixa Palmeiras novamente de lado nas transmissões do Brasileirão

UOL Esporte

18/03/2015 12h30

150319palmeiras

Crédito da foto: Friedemann Vogel/Getty Images

A CBF divulgou a programação das 10 rodadas iniciais do Brasileirão. O documento apresenta quais partidas terão transmissões em rede aberta, fechada e pelo sistema "pague para ver". Detentora dos direitos de exibição do Nacional, a Rede Globo deixou o Palmeiras novamente de lado neste começo de torneio.

O clube alviverde terá apenas um jogo transmitido em rede aberta nessas 10 primeiras rodadas. O duelo em questão é justamente um clássico, contra o São Paulo, dia 28 de junho, no Allianz Parque,  pela 9ª rodada.

Times que jamais foram campeões nacionais terão mais espaço na TV aberta em relação ao Palmeiras, casos de Avaí, Joinville e Goiás (duas vezes cada).

Seus arquirrivais na cidade, Corinthians e São Paulo, serão muito mais assíduos na telinha. Corintianos e são-paulinos têm seis exibições cada em TV aberta. O Santos terá duas partidas exibidas em rede aberta nas 10 rodadas iniciais.

Sem espaço na aberta, o Palmeiras terá quatro jogos destinados para o canal fechado Sportv.

No ano passado, o time de Palestra Itália apareceu cinco vezes em rede aberta nas 38 rodadas do Brasileirão daquela temporada. O Corinthians, por exemplo, foi exibido por 18 vezes no Nacional de 2014.

O Palmeiras foi preterido pela Globo no início do Paulistão de 2015. Levantamento do UOL Esporte no início do torneio mostrou que o Palmeiras só seria exibido na TV aberta em duas das nove primeiras rodadas do Paulistas, ainda assim em clássicos.

É o mesmo número do Santos, que também só ganha espaço em confrontos diretos. Em compensação, o clube da Vila Belmiro sobraria em transmissões no Sportv, com quatro – cada um de seus rivais será exibido uma vez no canal fechado.

Palmeiras quer negociar com a Globo

O Palmeiras conseguiu novos patrocinadores, fez o plano de sócio-torcedor disparar e, apesar do ingresso mais caro do país, tem o Allianz Parque com uma média de público de mais de 25 mil pessoas por partida em 2015. Agora, a próxima disputa da diretoria alviverde será para conseguir valorizar sua relação com a Globo.

Atualmente com vencimentos na casa dos R$ 80 milhões, a principal briga será por mais partidas do clube na televisão. Nesta temporada, por exemplo, os palmeirenses puderam assistir ao seu time na principal emissora do país em apenas duas ocasiões: contra o Corinthians e contra o Santos.

No clássico na Vila Belmiro, inclusive, a audiência teve média de 21 pontos. O resultado é igual ao que a Globo havia registrado uma semana antes, quando mostrou San Lorenzo x Corinthians, jogo válido pela Libertadores. E supera as audiências de Once Caldas x Corinthians (20 pontos no dia 11 de fevereiro) e São Paulo x Danubio (19 pontos no dia 25 de fevereiro), que também foram disputados pela Libertadores.

Times com mais exibições em rede aberta nas 10 rodadas iniciais do Brasileirão

Flamengo: 7 jogos

Corinthians e São Paulo: 6 jogos cada

Cruzeiro e Atlético-MG: 5 jogos cada

Atlético-PR e Grêmio: 4 jogos cada

Internacional, Fluminense e Vasco: 3 jogos cada

Sport, Santos, Avaí, Goiás, Joinville e Coritiba: 2 jogos cada

Chapecoense e Palmeiras: 1 jogo cada

Ponte Preta: nenhum em rede aberta (apenas canal fechado e ppv)

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.