Topo

Barrichello se encanta com TV e planeja volta: "Trabalho bem com a câmera"

uol

17/03/2015 06h00

Ele está acostumado às entrevistas, comerciais e até já atacou de repórter improvisando ao vivo nas transmissões da Fórmula 1. Rubens Barrichello não esconde que gosta de aparecer diante das câmeras – e não descarta virar apresentador.

Em entrevista exclusiva com o UOL Esporte, o atual campeão da Stock Car e recordista de largadas da Fórmula 1 disse que se sente à vontade na TV.

barrichello na globo f-1 - Reinaldo Marques-18.abr.2013/Divulgação TV Globo - Reinaldo Marques-18.abr.2013/Divulgação TV Globo
Imagem: Reinaldo Marques-18.abr.2013/Divulgação TV Globo

"Eu trabalho bem com a câmera no sentido de que eu gosto – não estou analisando minha performance como boa, isso é coisa para os outros fazerem. Mas eu gosto de trabalhar com a resposta, consigo me ver através da lente, visualizando do outro lado. É muito legal. Até brinquei: a próxima coisa é fazer uma ponta em alguma novela. Como eu trabalho muito bem com essa coisa da câmera a gente não pode jogar fora nenhuma situação", afirmou, quando perguntado se pensa em se tornar apresentador.

O piloto foi comentarista da Fórmula 1 por dois anos na Rede Globo e não apenas gostou da experiência, como também aproveitou para aprender mais sobre o mundo da TV.

"Foi uma ótima experiência e até me treina para as respostas que eu tenho de dar, porque eu estive do outro lado. Você consegue se comportar melhor quando você também conhece o lado do jornalista e do cinegrafista, enfim, todo o contexto", explicou. "Hoje em dia eu até entendo quando o jornalista está ali com o microfone e fica parado e, a gente, assistindo, fica falando para ele ir. Mas tem todo um lance que eu adorei."

barrichello no casseta - João Cotta/Divulgação TV Globo - João Cotta/Divulgação TV Globo
Imagem: João Cotta/Divulgação TV Globo

A identificação com a câmera foi tanta que Rubinho demonstra vontade de voltar a trabalhar na TV. "Neste momento, acho que as viagens estariam me massacrando – porque era isso que estava acontecendo – mas não é algo que eu digo que não faço mais. Foi algo que eu adorei, principalmente o ao vivo. Sentia a adrenalina de ouvir no ponto alguém falar '5, 4, 3, 2, 1, vai' e, do outro lado, alguém falar 'não, não!'."

Mas o projeto vai ter de esperar. Neste ano, Barrichello afirma que vai focar na temporada da Stock Car e em seu canal na internet, além de curtir um momento especial com os filhos, Eduardo e Fernando, que estão dando seus primeiros passos no kart.

"O projeto é ter um pouquinho mais de tempo para os meus filhos. Eles estão correndo de kart, não é uma coisa muito séria ainda, mas eu senti muita falta. Já que eles escolheram fazer algo de que o pai gosta e, aparentemente, eles gostam também, eu queria ter um pouquinho mais de tempo para eles", revelou.

"Estou dividido entre as pistas minhas, as deles e o Acelerados, que é meu canal e me dá um prazer enorme em fazer porque, fora a diversão, estamos conseguindo tirar as dúvidas de muita gente. Está virando um canal ultra seguido que está sendo um prazer fazer."​

Você lembra? Por que Rubinho saiu da Globo

 

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.