Topo

Novo programa do Sportv, Seleção só inova em ações para alavancar audiência

UOL Esporte

16/03/2015 18h39

O Sportv tratou como grande novidade o "Seleção", programa vespertino que estreou nesta segunda-feira (16) e ocupará as faixas de horário que anteriormente eram de Sportv News 2ª Edição (13h às 14h) e Arena Sportv (14h às 15h30). A atração teve roupagem especial, com promoção efusiva e convidados de primeira linha (entrevista gravada com o atacante Neymar, link com o técnico Marcelo Oliveira, do Cruzeiro, e presença no estúdio de Dunga, comandante da seleção brasileira). De novo, contudo, a primeira edição só teve um esquema claramente montado para alavancar a audiência.

O "Seleção" começou pouco antes de 13h (horário de Brasília) e teve um primeiro bloco com 1h10min. A ausência de intervalos comerciais é uma das estratégias mais usadas, principalmente na TV aberta, para aumentar índices de audiência.

A temática do programa também foi uma estratégia. A direção do Sportv havia dito que essa seria uma das mudanças do "Arena" para o "Seleção" – o programa encerrado na última sexta-feira (13) tinha edições inteiramente dedicadas a um só tema, e a promessa era uma atração menos engessada e mais fluida. Contudo, a primeira edição teve quase duas horas dedicadas à entrevista com Dunga – e portanto, à equipe nacional.

A criação do "Seleção" foi uma reação do Sportv à queda de audiência do canal, que vinha perdendo para ESPN e Fox Sports no horário. A direção do canal fechado da Globo concluiu que um dos principais motivos para isso era o horário do "Arena Sportv".

Deslocar o "Arena Sportv" para mais cedo, porém, era impossível por questões logísticas. O estúdio que o programa usava em São Paulo dividia controle com a edição local do "Globo Esporte", e a equipe técnica precisava de pelo menos 40 minutos para fazer a transição de um para outro.

A direção do Sportv, portanto, constatou um problema de audiência e julgou que a causa era o perfil dos programas. Quando notou isso, percebeu que era impossível deslocar o "Arena" para mais cedo. Antes de um projeto de conteúdo, o "Seleção" foi a reação a essa combinação de fatores.

O novo programa é apresentado por Marcelo Barreto do Rio de Janeiro. Na estreia, ele teve Ricardo Rocha, Roger e Mauricio Noriega como companheiros no estúdio – Milton Leite, Casagrande e Belletti participaram num link de São Paulo.

A ideia do Sportv é que o "Seleção" tenha muitos links e que repórteres façam entradas ao vivo em profusão. Não foi possível ver nada disso na estreia, contudo. Com um programa dominado pela entrevista com Dunga, a nova atração teve ritmo, linguagem e cara de "Arena Sportv".

Como Dunga carregou a estreia, ainda é cedo para uma análise mais detalhada da proposta do "Seleção". Na primeira edição, as novidades ficaram restritas a estratégias para tentar atrair mais gente. A estreia serviu também para deixar uma dúvida: como manter o interesse dessas pessoas quando não houver um convidado tão relevante?

Guilherme Costa
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.