Topo

Todos os boleiros da TV atacaram Muricy, menos um. E ele é ex-corintiano

UOL Esporte

19/02/2015 19h22

jmuri

Os boleiros que trocaram as chuteiras pelos microfones não perdoaram a derrota do São Paulo para o Corinthians no clássico da última quarta. Na análise que hoje fazem na TV, quase todos os ex-jogadores viram na escalação de Muricy Ramalho o grande problema da equipe. Na verdade, quase todos. Ídolo do clube do Parque São Jorge, Rincón mirou, antes de tudo, no elenco tricolor.

"Vendo inúmeras jogadas ali no estádio, eu acho o Muricy poderia ter botado o melhor esquema, mas a atitude dos jogadores não esteve de acordo com o que eles trabalharam. A falta que o São Paulo está reclamando, por exemplo. Teve falta? Teve, mas não pode em uma disputa de bola você perder desse jeito, cair no chão", disse Rincón, hoje comentarista da ESPN.

O colombiano, capitão do primeiro título mundial do Corinthians, entre outras conquistas, se referia ao lance mais polêmico do jogo, em que Emerson Sheik rouba a bola de Bruno no meio-campo. O atacante visivelmente coloca as duas mãos nas costas do lateral, mas o são-paulino cede facilmente ao choque e cai pedindo falta. O juiz não atende e o contra-ataque puxado por Sheik termina no segundo gol.

Em sua participação no Bate-Bola, Rincón ainda foi questionado por outro ex-corintiano, Zé Elias. O antigo volante perguntou ao colega de bancada se essa apatia não seria reflexo da mudança constante de Muricy, que não repetiu nenhum time nas seis primeiras partidas do ano.

"Eu acredito que um técnico tem de ter uma base para encontrar um time ideal, é verdade, mas agora é começo de temporada. A preparação do Corinthians marcou uma diferença muito grande. Você via o aquecimento dos jogadores do Corinthians e via que os reservas estavam falando: 'Me coloca'", disse o colombiano.

Rincón, diga-se, não foi o único a notar certa apatia do time são-paulino que foi dominado durante todo o clássico. Os outros boleiros da TV, porém, focaram suas críticas na escolha de Muricy, que levou seu jogador mais rápido, Michel Bastos, para a lateral esquerda.

"Um dos erros foi que o Muricy mexeu no time a todo momento. Esse time era para ser o titular, mas ele não tinha jogado junto ainda. O Corinthians não mudou. Jogou com cinco no meio-campo, todo mundo sabia que ia ser assim. O São Paulo jogou só com quatro no meio o tempo todo, e aí perdeu o meio-campo", disse Velloso, no Donos da Bola, na Band, ressaltando que a falta de participação de Alan Kardec e Luis Fabiano na criação de jogadas prejudicou o São Paulo.

"Tenho o maior respeito pelo Muricy. Acho que ele é competente o suficiente para dar um jeito nesse time. Ontem ele teve escolhas infelizes, assim como individualmente o São Paulo não rendeu", disse Caio Ribeiro no Arena Sportv, repetindo a crítica que já havia feito durante a transmissão do jogo.

"Esperava mais criatividade. Formação com três volantes tira a criatividade do Souza. Ele chega de trás muito bem, receber de costas é um desperdício. Não sei qual foi a variação tática que o Muricy fez. Por exemplo, quando tomou o gol, o que o time fez? Nada. Foi mudar o Michel depois do intervalo", disse o ex-zagueiro Edmílson, no Bate-Bola, da ESPN.

Até quem falou mais duro sobre a postura do São Paulo, como Rincón, viu problemas em Muricy Ramalho. "É a coisa de você acreditar no que o Muricy fala. Não é possível que o Muricy tenha pedido para os jogadores terem esse comportamento ontem. Ele falou: 'Olha, entrem apáticos, joguem só para as laterais, não avancem as linhas de marcação e deixem o Corinthians jogar'?", ironizou Denílson, no Jogo Aberto, da Band.

Crédito da foto: Eduardo Anizelli/Folhapress

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.