Topo

Soninha diz que campanha pró-Serra aumentou seu isolamento na ESPN

UOL Esporte

09/02/2015 06h01

soninha2

A derrota nas urnas nas eleições para deputada federal foi um duro golpe para Soninha Francine. Ou significou uma 'brochada', como ela melhor define. Diante da frustração na política, agora ela quer voltar à TV. À mesma TV em que ela fez sucesso como comentarista esportiva e que a fez guardar boas e más recordações.

Soninha ainda tem frescos na memória os bons amigos, mas também o preconceito e o isolamento político que diz ter sofrido na ESPN Brasil por ter trabalhado na campanha presidencial de José Serra nas eleições de 2010.

"Naquele momento eu era um ponto muito fora da curva tendo trabalhado na campanha do Serra. O pessoal da ESPN era muito Lula, vai? Então isso também não me dava muito ânimo de voltar. Um lugar onde a gente discute a política dentro do futebol, eu estava praticamente isolada ali".

Entre os livros espalhados até pela escada, ela arrumou um espacinho em sua casa na Zona Oeste de São Paulo para receber a reportagem do UOL Esporte. Soninha relembra temas como as grosserias dos técnicos Vanderlei Luxemburgo e Emerson Leão e a sua frustração com a política. "Você disputa uma eleição e perde, uma eleição que era para ganhar, né? Não tem cabimento eu ficar tão atrás na fila da suplência, dá uma brochada".

Você sempre foi conhecida como VJ da MTV. Como iniciou sua carreira como comentarista esportiva?

Quando entrei na MTV, entrei carregando pedra. Todo mundo que começou como assistente de produtor, virou produtor, editor, diretor. Foi bom ter feito esse caminho todo para depois ser VJ. Isso contou quando o Trajano (José Trajano, então diretor de jornalismo da emissora) me convidou para trabalhar na ESPN para ser comentarista. Ele dizia que lá futebol tinha contexto muito maior, política, literatura, cinema, sociedade, então tudo o que eu já tinha feito interessava para ser comentarista.

E como é ser mulher em um meio majoritariamente masculino?

Você fica sujeita a um espectro muito maior de ofensas: mulher é vagabunda, mal amada ou está dando para alguém e por isso que ela está ali. Mas também tem uma simpatia inicial, uma abertura. Às vezes o jogador está cansado de dar entrevista para repórter agressivo ou de participar de determinado programa porque foi massacrado. Quando a repórter é mulher, às vezes ele fica até aliviado, sabe que nunca vai ter o mesmo tipo de embate, não quer que dizer que eu vá ser café com leite, mas é outro tipo de enfrentamento. E eu nunca levei cantada. Não me lembro nem de um comentariozinho a mais, nada. Tenho o maior orgulho disso.

Como era a sua relação com os colegas na ESPN Brasil?

Na ESPN tinha muitos níveis de relação, de recepção. Alguns gostavam muito de mim da MTV e por isso gostavam de trabalhar comigo: 'uau, aquela VJ é nossa, faz parte da equipe'. Outros me viam como uma intrusa, eram super pé atrás. Ficavam super atentos a escorregadas. E tinham os que não suportavam a minha presença. Esses não ficavam só atentos para ver se eu pisava na bola, eles criavam situações. Me colocavam em roubadas no ar. Ou eram claramente hostis fora do ar. Cobrindo lá um jogo entre Inter de Limeira e um time do interior. E ninguém conhece o elenco da Inter de Limeira super bem, nem os meus colegas. Aí tinha uma substituição: sai João Pedro e entra o Pedro João. Entra o narrador e fala assim. "Então Soninha Francine, conhecendo bem esses jogadores, o que você acha da substituição?". Sacaneando, entendeu? Para me deixar em saia-justa.

E como você lidava com essas situações?

Você fica calejada, né? Mas com o tempo foi mudando, foi muito legal perceber que os caras que eram muito hostis e às vezes me davam cotoveladas no ar mudaram.

Mas você acha que sofreu preconceito?

Tinha preconceito porque eu era mulher, combinado com o fato de que eu era VJ da MTV e que eu não vinha de uma carreira esportiva. A MTV já não era uma coisa que os mais antigos davam muito valor ou viam muita graça. E eu não entrei na ESPN como na MTV em que eu era da produção, depois virei repórter, depois isso, depois aquilo. Já entrei na hora do almoço que é um horário nobre no esporte. Então teve uma desconfiança natural. Tinha uma resistência também que vai além do preconceito. Para o preconceito você dá uma chance e aí sim você forma uma opinião. Mas isso demorou demais em alguns casos.

Você teve problemas com entrevistados também?

O Luxemburgo (Vanderlei) me deu uma cotovelada no ar e foi quase de graça. Era o Dia da Mulher e ele tinha sido entrevistado por uma repórter que perguntou o que ele achava da participação da mulher no esporte. E ele respondeu: "Olha, mulher é muito bonitinha, muito simpática, mas você faz as perguntas que mandaram você fazer, que escreveram para você, tem coisa que não dá". Alguns dias depois, ele participou do programa na ESPN. Encerrando o programa, sabe quando não dá tempo para mais nada? Ele falou assim: "Obrigada. Eu queria dizer que você é uma boa entrevistadora, você é muito inteligente, mas você não entende nada de futebol". Cara, eu fiquei assim (boquiaberta), mas eu não podia ficar assim. O certo era dizer "Nossa, Luxemburgo. Que comentário grosseiro", mas eu não tive presença de espírito na hora. Então só dei risada como se fosse uma brincadeira, que não era. E falei "lá fora a gente vê isso". Mas foi horrível, foi chato para todo mundo que estava no estúdio, na redação. Foi muito humilhante e foi para humilhar.

A outra foi uma entrevista com o Leão (Emerson) no Bola da Vez e eu perguntei se ele acreditava que poderia ter isso derrubado pelos jogadores porque essa era uma discussão recorrente. E ele falou: "Olha, Soninha. Isso não é pergunta que se faça". Só faltou dizer assim: "que pergunta idiota". Foi muito grosseiro também, mas ali eu não estava sozinha e ficou pior pra ele. Eu não fiquei tão desmontada.

Você viveu esse tipo situação com colegas também?

Tiveram dois episódios com o Trajano também. Mas aí o Trajano não é só comigo, imagina ter um chefe totalmente apaixonado por futebol, pelo que ele faz, pela equipe que trabalha e por tudo na vida. Nada com o Trajano é mediano, tudo é exacerbado. Teve uma vez nas Olimpíadas de Sydney (em 2000) em que estavam criando um clima de execração nacional contra aquela equipe de futebol, 'esses moleques mascarados, não querem nada com nada, a fama subiu à cabeça'. O Brasil foi eliminado e no dia seguinte a gente estava comentando a trajetória do Brasil que tinha sido horrível, eu só não atribuía isso à máscara dos jogadores. Para mim era um problema de futebol, do técnico, das escolhas, da preparação. E o Trajano estava participando do mesmo programa e ele me destruiu, sorte que o Calçade (Paulo Calçade, comentarista) também estava. Ele dizia: 'vocês, Soninha e Calçade, vocês são muito arrogantes de achar que com esse pouco tempo de vida no futebol vocês têm razão. Vocês são arrogantes, vocês não têm noção". Acabou com a gente no ar. O pessoal da TV é muito legal e dividiu a tela. Deixaram o Trajano em São Paulo me destruindo e eu olhando para a câmera. Aí vinha a água no olho, mas eu não podia chorar de jeito nenhum, aquele nó na garganta. E eu racionalizando na cabeça… 'É assim Soninha, o Trajano é assim, normal. Não é nem só com você. Até com o Calçade que é um puta cara, super qualificado'. Era meu chefe ao vivo por 15 minutos me destruindo.

Você sente saudades daquela época?

Normalmente, eu não tenho essa saudade de ser comentarista porque muitas vezes quando eu era comentarista eu sentia saudade de ser torcedor. Eu não queria estar trabalhando desde 1 h da tarde no domingo, discutindo longamente um time, a rodada. Eu queria estar na arquibancada, então agora que eu sou da arquibancada não me bate muita saudade de estar na cabine, não. Mas do grande evento, aí sim. É saudade como da infância.

Por que você saiu da ESPN Brasil?

Eu me afastei pela última vez da ESPN para fazer política na campanha de 2010, eu trabalhava no site oficial da campanha do (José) Serra. Quando terminou a campanha eu estava exausta, precisava de uns dias de folga antes de voltar para o ar, precisava me atualizar com futebol. Mas eu não conseguia mais dar tanta importância para aquilo. Eu tinha ficado completamente afastada de tudo por causa da campanha presidencial e eu tinha que retomar, entender, saber como era o meio campo do Coritiba, o que mudou do início do campeonato e eu não conseguia me motivar para aquilo. Pedi mais uns dias, descobri que não tinha mais o mesmo interesse que precisava ter para ser um bom comentarista. Porque enganar é fácil. Cansei de ver colega enganando, não colega da ESPN. Você vai no clichê, joga para a torcida.. então eu descobri que não dava mais para fazer os dois e decidi ficar com a política.

A sua relação com a política influenciou na sua saída?

A política atrapalha o comentário de futebol, ainda mais na ESPN que é um lugar politizado, que é um lugar em que a política no futebol é muito importante. Que bom que é assim, mas aí as paixões político-partidárias interferem. Naquele momento eu era um ponto muito fora da curva tendo trabalhado na campanha do Serra. O pessoal da ESPN era muito Lula, vai? Então isso também não me dava muito ânimo de voltar. Um lugar onde a gente discute a política dentro do futebol, eu estava praticamente isolada ali. Isso também me desanimou, não era só futebol.

O fato de você ter trabalhado na campanha de um candidato alterou a sua imagem na empresa?

Sim, fez diferença. Eu não só me afastei alguns meses da ESPN para participar de uma eleição como candidata ou como equipe, mas do candidato da oposição ali. O pessoal fala muito agora dessa última eleição, que foi radicalizada, que teve muito golpe baixo, mas em 2010 já foi muito violento, foi muito pesado, assim de acusações, de agressões, então a rivalidade ali se acirrou muito. Na ESPN dava para perceber, era uma coisa que já havia antes desde a primeira eleição do Lula. Tinha toda uma expetativa, esperança. O Trajano participou de um grupo que fez propostas para a política esportiva do governo Lula, o Sócrates, que era muito chapa e querido, era membro do Conselho Nacional de Esporte do governo Lula, então tinha uma aproximação muito visível, muito evidente assim, de afinidade mesmo, normal, de identidade. Então também eu sabia que ia acontecer muitas vezes o que tinha acontecido lá na Olimpíada… de tomar o esculacho, tá todo mundo dizendo que os jogadores estão mascarados e eu estou dizendo 'não, não é esse o problema'.

Que mudança você percebeu na ESPN por causa da política?

A ESPN aliviando nas críticas. Gente isso era muito anti-ESPN. A ESPN nunca aliviou em crítica, era muito legal isso. Era totalmente independente o espaço jornalístico do espaço comercial. E aí quando eu vi que esse fervor na defesa do dinheiro público estava arrefecendo um pouco na análise dos preparativos para a Copa do Mundo, eu já comecei a ficar um pouco desapontada. E mais ainda quando a audiência na ESPN me identificava como inimiga porque eu continuava fazendo as mesmas críticas contundentes. Então aquela coisa amarga, agressiva e violenta que eu já vivia sendo vereadora ou sendo sub-prefeita, que foram trabalhos que acumulei com a ESPN. Pô! Eu vinha da sub-prefeitura, onde já me davam um pau violento, e continuavam me dando pau na ESPN por causa da política. Já não eram mais divergências esportivas, mas político-partidárias. E aí dentro da ESPN eu fui virando a exceção e isso ressaltava mais a agressividade dos assinantes, dos fãs de esporte. "Ah.. ela fala isso porque ela é ressentida com o PT, ela saiu do PT, então ela tem inveja porque o Brasil vai sediar a Copa do Mundo". Então vinha dos fãs de esporte e aí começou a aparecer esse ruído entre os próprios colegas. Essa divergência foi ficando muito difícil. Fui vendo essa condescendência da ESPN, ela não foi contundente como sempre tinha sido em relação a essa Copa no Brasil. E eu não fui a única a reparar. Nas redes sociais também, várias pessoas diziam assim: 'porra meu, que decepção, decepção cara. Não esperava isso desse cara aí da ESPN'. Então doeu.

Nota da redação: Procurado pelo UOL Esporte, o vice-presidente de jornalismo e produção da ESPN Brasil, João Palomino, disse que a empresa sempre primou pela liberdade de expressão e por respeitar todas as opiniões.

"A Soninha sempre foi uma companheira leal e apaixonada por futebol. Tem todo nosso respeito e carinho, como sempre. É uma batalhadora e tem grandes amigos aqui. Não entendemos o motivo que a levou a citar algo que é da percepção dela, não nossa. E falo como companheiro de bancada e amigo dela, não como vice-presidente de jornalismo. Mesmo porque, a ESPN sempre notabilizou-se por respeitar a opinião de todos seus comentaristas, independentemente das suas preferências esportivas, políticas, etc… Não há restrição a quem quer que seja porque entendemos que a liberdade de expressão é sagrada e praticamos isso diariamente."

Você gostaria de voltar à TV?

No ano passado eu não estava com vontade de voltar a fazer TV a não ser para falar sobre política. Sabe quando eu tenho vontade? Quando estamos discutindo a usina de Belo Monte, ou a Petrobrás, ou os separatistas da Ucrânia, esses grandes temas. Como eu queria fazer um programa de TV sobre a crise da água, a crise energética. Mas a saudade de mídia esportiva eu não tinha, agora eu tenho mais saudade. Até porque o que está acontecendo é que estou me afastando da política. Você disputa uma eleição e perde, uma eleição que era para ganhar, né? Para prefeita você sabe que demora um tempo, mas para deputada federal… eu tinha que me eleger deputada federal. Não tem cabimento eu ficar tão atrás na fila da suplência, dá uma brochada. E aí com essa brochada com a política volta mais a saudade de fazer TV, de fazer reportagem, debate. E isso inclui mídia esportiva. Eu amo esse negócio de esporte. E passou a ressaca também, né?

O que você gostaria de fazer hoje na televisão brasileira?

Eu volto àquela fase da faculdade, de pegar todas as coisas que você precisava fazer no começo e sonhar com essas coisas de novo. Tenho ideias anotadas em milhões de caderninhos, projetos para apresentar. A maioria não é de esporte, mas também tem.

Como você vê essa tendência do jornalismo esportivo de se unir ao entretenimento?

É legal quando entra o humor no esporte ou em qualquer editoria. É legal a ironia, o non sense, acho bacana, mas chega uma hora em que a balança pesa demais para um lado e aí eu sinto falta de um contraponto.

Ao que você gosta de assistir na TV esportiva hoje?

Gosto muito da edição do Tadeu Schmidt no Fantástico. Ele observa as coisas, não fica fazendo graça clichê com a escorregada que o cara deu na área. Vai muito além disso. Eu adoro o Tiago Leifert, acho muito legal como ele faz, super à vontade, coloquial, inteligente. Uma pessoa com dom. Não adianta outros tentarem fazer igual se não tiverem a presença de espírito e a simpatia que ele tem. O Plihal (André, repórter) é um cara da ESPN que eu adorava com uma observação diferenciada.

Como você vê o grande número de ex-atletas comentando?

Eu nunca tive aversão a ex-atletas comentando. Se o cara só está lá porque foi atleta realmente é ridículo, mas às vezes o atleta é super bom, de leitura de jogo e de comentário. E a experiência em campo é insubstituível. Às vezes o narrador vem cheio de teses. Lembro de várias vezes o Casagrande falando para o Galvão Bueno: "Não é assim, Galvão. Essa bola foi difícil, o passe foi ruim". E ele pode falar sobre o nervosismo em campo, a relação de jogador com outro jogador, com o técnico em campo, com o árbitro. Eu adoro o Belletti comentando. Ótimo, uma visão de jogo diferenciada.

O que você acha da atuação de atletas na política como Romário, Marcelinho Carioca, etc?

Alguns jogadores têm atuação política ainda enquanto são jogadores. O Bom Senso… Aleluia! Ufa! Você tem caras na história como Sócrates, um exemplo na Democracia. Mas como em qualquer área de atuação o que leva os jogadores à política são coisas bem diferentes. Uns querem defender o esporte de modo geral, profissional ou amador, outros veem na política uma maneira de continuar na vida pública, de desfrutar da popularidade se elegendo para um cargo parlamentar sem muito interesse genuíno, querendo ser celebridade na política como foi no futebol. E tem caras que entram por alguma motivação. O Romário foi muito mais movido por ter a filha com Síndrome de Down do que pelo esporte propriamente dito e foi uma surpresa para muita gente. O Romário como jogador era meio fanfarrão, não estava muito aí, se o Eurico Miranda era bom para ele o resto não interessava. E no Congresso o Romário falava da Copa do Mundo com muita propriedade. Ele não tinha um discurso clichê.

Qual a sua opinião sobre o futebol brasileiro atualmente?

Eu tenho que reconhecer avanços na organização do futebol hoje. Algumas coisas melhoraram como o calendário, mas outras continuam com problemas endêmicos. A falta de transparência na gestão dos clubes profissionais, salários atrasados, o aporte muito desigual de recursos públicos no futebol em relação aos outros esportes e ao próprio futebol. Você tem a Caixa Econômica Federal que escolheu patrocinar dez clubes da Série A. Baseado em quê?

Futebol tem muito a ver com política?

Futebol tem muito a ver com política. Faz parte demais da nossa vida, pelo lado bom e ruim. Às vezes a paixão no futebol vira irracional, aquele pensamento: 'esse time é minha vida e eu faço qualquer coisa para defender o meu time'. Quando isso acontece na política é cruel. Tem que ter paixão como em tudo na vida, precisa se dedicar, mas também tem que ter racionalidade, sensatez, pelo amor de Deus. Tem que ter uma análise, um pezinho para trás da paixão furiosa, essa paixão cada vez mais furiosa. As pessoas continuam se matando por futebol e na política é uma escalada de violência. Uma pena que a aproximação mais recente entre os dois seja o acirramento da intolerância.

Luiza Oliveira
Do UOL,  em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.