Topo

Lembra deles? Veja programas esportivos que já acabaram na TV Aberta

UOL Esporte

08/02/2015 06h00

Manchete Esportiva

A Manchete Esportiva começou como uma revista de esportes entre 1955 e 1959. Mas depois, entre 1983 e 1999, marcou época como telejornal esportivo exibido pela extinta Rede Manchete.  O programa era exibido em duas edições: 12h e 20h. Tinha duração de 30 minutos e contou com nomes como Paulo Stein, Márcio Guedes, Osmar Santos, Carlos Bianchini, Lúcia Abreu e Miyena Ciribelli.
Vinheta da Manchete Esportiva

Faixa Nobre do Esporte

A Faixa Nobre do Esporte estreou na Band em 1991 e durou até 1999, sempre de segunda à sexta, à noite.  Entre os apresentadores, estavam Cléo Brandão, Simone Mello, Silvia Vinhas e Elia Júnior. Na voz de Luciano do Valle e Jota Júnior, entre outros, transmitia grandes eventos esportivos, a exemplo do Campeonato Brasileiro e Superliga de Vôlei. Mas chegou a passar curiosidades, como desafios de sinuca e um treino do pugilista Maguila.
Vinheta de abertura da Faixa Nobre do Esporte

Show do Esporte

O Show do Esporte chegou a ter 10 horas de programação ao vivo e ajudou transformar a TV Bandeirantes no "canal dos esportes". O programa entrava no ar aos domingos das 10h às 20h e foi um dos pilares de audiência da emissora de 1983 até 2004. Entre apresentadores, narradores e diretores, contava com nomes de peso: Luciano do Valle, Francico Leal, Elia Junior, Osmar de Oliveira, Silvio Luiz e José Luiz Datena. Transmitiu praticamente todas as modalidades esportivas no período.
Show do Esporte, da Rede Bandeirantes, em 1994

Gol Show

O Gol Show era um programa de auditório sobre futebol, algo raro na TV brasileira. A atração exibida pelo SBT durou de 1997 a 2002 e já apostava em interatividade com o público. Era um jogo que simulava cobranças de pênalti. Por telefone, o participante acionava um canhão que disparava a bola ao comando da voz. Entre as traves, estava sempre um goleiro profissional. Além de Silvio Santos, o Gol Show foi apresentado por Silvio Luiz, Babi Xavier e Luis Ricardo.
Silvio Luiz faz chamada do Gol Show em 1997

Grandes Momentos do Esporte

Grandes Momentos do Esporte foi um programa exibido pela TV Cultura de 1984 a 2012, aos sábados. Com imagens históricas e exclusivas, o programa resgatava acontecimentos importantes dos esportes, buscando estabelecer links entre o passado e o presente. O futebol era seu carro-chefe, mas se notabilizou por reportagens especiais com edição e abordagem diferenciadas. Foi criado pelo consagrado jornalista Michel Laurence e teve nomes como Carlos Alberto Torres e Vladir Lemos.
Vinheta do Grandes Momentos do Esporte da década de 90

Esporte Total

O Esporte Total foi exibido de 1984 a 2007 pela  Bandeirantes, de segunda à sexta-feira, das 12h às 13h. Uma dos nomes de destaque da atração foi o da apresentadora e modelo Cléo Brandão, que comandou o programa do começo dos anos 90 até 2001.  Depois que Brandão deixou a Band, outros jornalistas assumiram o Esporte Total, com destaque para Jorge Kajuru, que brigou ao vivo com o pugilista Marinho Soares em 2004.
Abertura do Esporte Total em 1989

TV Esporte Notícias

TV Esporte Notícias foi um telejornal apresentado pela RedeTV! de segunda-feira a sexta-feira, às 11h45, e aos sábados, às 14h00. Misturando informações esportivas e notícias em geral, ficou no ar de 2003 a 2009. O primeiro bloco era dedicado aos esportes e os dois seguintes, às demais notícias. O bloco de esportes era encerrado sempre com uma enquete, que durava até o fim do programa.
Vinheta do TV Esporte Notícias de seu último ano, 2009

Debate Bola

Debate Bola era um programa apresentado por Milton Neves na Rede Record, que durou durou de 2001 a 2007. Como o próprio nome adianta, o foco da atração era o debate sobre futebol de segunda à sexta na hora do almoço. Participavam do programa  Cacá Rosset, Paulo Roberto Martins, Ricardo Capriotti, Juarez Soares, Neto, Osmar de Oliveira, Oscar Roberto Godói, José Eduardo Savóia, Claudinei Barbosa, Débora Vilalba e Renata Fan.
Alguns momentos do Debate Bola

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.