Topo

Galvão Bueno usa volta de Anderson Silva para retomar defesa do MMA

UOL Esporte

01/02/2015 06h49

galvao

A tão aguardada volta de Anderson Silva ao MMA foi transmitida pelo principal narrador da TV Globo. Galvão Bueno, que não participa da maioria dos eventos do UFC exibidos pelo canal, foi escalado para o UFC 183. O narrador exaltou bastante o ex-campeão dos médios, mas também aproveitou para defender a modalidade, como já fez em outras ocasiões, como durante a exibição da primeira temporada do reality show The Ultimate Fighter Brasil, em 2012.

Galvão levantou a bandeira do MMA ainda no começo da transmissão, quando era exibido um compacto com os melhores momentos das lutas do card preliminar. O narrador pediu para que Junior Cigano, que comentava o evento, explicasse aos telespectadores por que Diego Brandão não havia podido lutar no UFC 183. Seu adversário, Jimy Hettes, desmaiou quando estava no vestiário, minutos antes do combate.

"É bom que se diga o seguinte: são artes marciais, se pega duro, se tenta uma guilhotina, uma finalização, um nocaute, mas há um profundo respeito", ressaltou Galvão. "É um esporte acima de tudo e há um profundo respeito. Então se o lutador se sente mal, imediatamente a organização impede a luta".

Em seguida, Galvão destacou a atitude do brasileiro John Lineker e de seu adversário Ian McCall, que se cumprimentaram após uma luta muito disputada. "E esse abraço no final agora como no caso do Lineker, é isso que vale. Ele bateu e bateu duro no americano ali, e depois o abraço, a esportividade no final tem que existir", afirmou. "É verdade, o que sempre fica é o respeito", concordou Cigano. "Somos profissionais e sempre temos que respeitar o próximo oponente".

Maior de todos os tempos 

Ao longo de toda a transmissão, Galvão Bueno exaltou bastante Anderson Silva. Logo na abertura, deu o tom: "O Spider, nosso Aranha, o maior de todos os tempos". Após narrar todo o combate do ex-campeão (com trinta minutos de atraso, por questões contratuais), o chamou de "Anderson Silva do Brasil" e defendeu a emoção do lutador com a vitória.

"Vai às lágrimas, cai num choro convulsivo. Ele tem o direito. Depois de tudo o que passou, depois de uma fratura que dava a impressão de ter terminado com a carreira dele", afirmou. Ao encerrar a transmissão, Galvão ressaltou o ex-campeão novamente. "Foi uma madrugada com muitas emoções… Porque era o retorno do Anderson Silva. O campeão voltou! Anderson Silva do Brasil", concluiu.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.