Topo

Alex não substitui PVC, mas vai agradar ao fã mais politizado da ESPN

UOL Esporte

13/01/2015 06h01

Doze dias depois da estreia de Paulo Vinicius Coelho no canal Fox Sports, a ESPN Brasil anunciou a contratação do ex-jogador Alex como novo comentarista do canal. Não chega a ser uma substituição que compense a perda com a saída de PVC, até porque o ex-meia do Coritiba já deu sinais de que vai atuar em outra faixa do campo do jornalismo esportivo.

Nos 45 minutos em que participou do "Linha de Passe", Alex mostrou que tem o perfil apreciado pelo fã de esporte mais antigo e politizado do canal – além de inteligente e articulado, o ex-jogador é crítico da estrutura do futebol brasileiro e de sua cartolagem.

Convidado a dar um palpite sobre o assunto, Alex avisou que não seria possível. "Eu ia precisar do programa inteiro para falar. O futebol brasileiro tem um milhão de problemas. E parece que não tem ninguém disposto a discutir isso", criticou.

Questionado pelo repórter Vinicius Nicoletti se consegue imaginar que estilo adotará como comentarista, Alex saiu pela tangente: "Vejo vários estilos…. Conversei com o Zé Elias e o Sorin (ex-jogadores que atuam como comentaristas do canal). Vejo vários estilos. É difícil dizer como vou ser. Não tenho intimidade nenhuma com a câmera. Quero aprender… Espero Agregar coisas. Tô engatinhando nessa situação."

Eu arriscaria dizer que Alex tem tudo para ser um comentarista como foi Casagrande nos seus primeiros momentos na Globo, quando dizia tudo que pensava sem preocupação de agradar ou desagradar os envolvidos.

Como Casão, Alex tem referências variadas, e não apenas no futebol, mas também na política e na cultura. Tem um olhar muito arguto sobre o universo dos boleiros e sabe exatamente o que precisa mudar no sistema da bola.

Num breve comentário sobre Cristiano Ronaldo, Alex mostrou como é interessante ouvir a opinião de alguém "de dentro". Disse que a imagem do jogador português como um sujeito vaidoso, muito preocupado com a própria imagem, não tem nenhuma importância. "Ronaldo é muito focado", disse. "É um ET da bola".

Sobre o goleiro alemão Neuer, também fez uma excelente observação: "Esse goleiro não é normal. O que ele faz com os pés, muita gente de linha não faz".

Alex, enfim, tem tudo para ser um ótimo comentarista.

Mauricio Stycer
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.