Topo

Vanucci tem nova chance em TV pequena e desabafa: "fui prejudicado demais"

UOL Esporte

11/12/2014 06h01

vanucci2

Fernando Vanucci ficou conhecido nas décadas de 80 e 90 por entrar na casa de todos os brasileiros com seu tradicional bordão "Alô, Você".  Depois de viver o ostracismo e ver as portas de todas as grandes emissoras se fecharem, ele busca o recomeço e agarra uma nova chance na Rede Brasil de Televisão.

Desde o mês de agosto, ele é responsável pelas colunas de esporte do principal jornal da emissora sul-matogrossense, que tem estúdios em São Paulo. Vanucci vive uma realidade bem diferente dos tempos de TV Globo com uma estrutura pequena em que ele precisa arregaçar as mangas.

"É um desafio, a Rede Brasil não é uma grande rede nacional, não tem uma estrutura muito grande, ainda tem problemas e dificuldades. Não ganho um grande salário, mas é um salário que me ajuda a viver. Estou trabalhando com pessoas jovens que estão começando, que estão de alguma forma me ensinando e tenho orgulho por também poder ensiná-los. E eu estou muito feliz. Sou muito respeitado, tenho liberdade e tenho vontade".

Vanucci não se incomoda com a nova realidade. Para ele, o mais importante é ter a oportunidade de voltar a fazer o que gosta depois de ficar desempregado desde que deixou a Rede TV! em 2011.

"É como se estivesse começando de novo, recomeçando a minha vida. Claro que em certos momentos sinto falta de uma maior estrutura. Trabalhei na TV Globo, lá você tinha tudo, você estralava o dedo e as coisas aconteciam. Mas o importante é fazer o que gosta."

Vanucci foi convidado para assumir a parte esportiva do canal no período da Copa do Mundo, mas preferiu esperar o fim do Mundial.

Desde o mês de agosto tem uma rotina agitada em que acorda às 7 h para escrever sua coluna que vai ao ar sempre nas segundas e quintas-feiras ou quando acontece algum fato importante no mundo do esporte.

O apresentador também planeja seu novo projeto: um programa no formato talk show em que ele entrevistará várias personalidades não só ligadas ao esporte. A ideia é que a atração estreie no início do ano até o mês de fevereiro.

Depois de passar por grande emissoras de televisão como Globo, Band e Record, Vanucci admite que sente falta do auge da carreira, mas não se importa em falar para um público bem menor ao que estava acostumado anos atrás.  Ele segue os conselhos que recebeu do também apresentador Sergio Chapelin ainda quando era um iniciante.

"Quando eu estou apresentando, para mim é o mesmo público que me via antes. O Sérgio Chapelin foi um grande companheiro que eu tive na Globo e ele sempre falou. 'Olha Vanucci. O que eu falo, eu falo para o meu público. Não importa se estou alcançando público X, Y ou Z. Eu faço com amor e vontade do mesmo jeito para todos".

Mesmo de volta à ativa, Vanucci ainda luta para esquecer o momento mais difícil da sua carreira e voltar a ser aceito no meio esportivo. Ele virou piada após a final da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, em que apareceu ao vivo na Rede TV! com dificuldades na fala e aspecto grogue: "A África do Sul é logo ali", dizia o apresentador.

Vanucci até hoje sofre as consequências da ampla divulgação do vídeo que virou meme na internet. Ele já explicou várias vezes, inclusive em programas de televisão, que no dia do episódio teve uma briga de família e, para se acalmar, tomou dois ansiolíticos fortíssimos depois de beber duas taças de vinho em um almoço.

"Falaram que eu apareci bêbado no ar, falaram tanta coisa de mim que já foi esclarecida. Mas não adianta eu ficar explicando de novo porque as pessoas não acreditam. Já comentei sobre isso mil vezes e as pessoas continuam achando que sou um 'Vanucci problema' e eu não sou. Todas as emissoras fecharam as portas para mim, isso é difícil. Eu só quero agregar. Fui prejudicado demais com isso".

Por Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.