Topo

Comentarista que xingou Renata Fan se arrepende e leva bronca da mulher

UOL Esporte

25/11/2014 06h01


Lélio Gustavo é do tipo que age com o coração. Não tem medo de falar o que pensa e vai contra o politicamente correto que impera no futebol atual. O estilo sincero doa a quem doer o tornou um dos comentaristas esportivos mais conhecidos de Minas Gerais. Mas também o fez perder a linha algumas vezes e exagerar por falar demais.

"Eu tenho o estilo de falar a verdade. É tão difícil encontrar uma pessoa verdadeira que as pessoas até se assustam, tem hora que cometo alguns exageros, nem todo mundo é perfeito. Mas sou assim desde menino, não é nada forçado, eu falo na cara o que estou sentindo mesmo. As pessoas estranham porque muita gente vai pelo caminho do politicamente correto. O futebol está muito chato, não custa nada alguém falar algumas verdades. Eu queria que existissem mais Lélios para comentar política", brinca.

Lélio tem poucos arrependimentos na vida, o maior deles foi xingar a apresentadora da Band Renata Fan em rede nacional. O ato impensado o fez levar bronca em casa da mulher Karina e o deixou chateado, principalmente diante da proximidade do nascimento de sua primeira filha Maria Luiza.

"Foi o meu maior erro, sem dúvida, por ela ser mulher. Eu poderia ter criticado de outra maneira. Minha esposa vai ter uma menina, será que eu ia gostar de ver a minha filha sendo xingada como eu xinguei? Eu acho que não. Peguei pesado mesmo. Eu fiquei chateado, minha esposa me chamou a atenção: 'como você fala assim de uma mulher?'".

lelioA revolta de Lélio com a apresentadora aconteceu quando o Atlético-MG estava prestes a disputar as oitavas de final da Libertadores de 2013 contra o São Paulo e os comentaristas Denílson e Paulo Roberto Martins, o "Morsa", debocharam do time mineiro e duvidaram das chances de classificação em cima do Tricolor. Morsa chegou a chamar o Atlético de cavalo paraguaio.

Lélio deixou seu coração falar mais alto e soltou o verbo no programa que participa na "TV BH News". Chamou o ex-jogador Denílson de imbecil e idiota, xingou Morsa de b.. e m… e disparou contra Renata que havia apenas levantado a discussão sobre quem passaria à próxima fase. Depois do ocorrido, Lélio pediu desculpas no ar para a apresentadora, mas não recuou para os comentaristas.

"A Renata Fan poderia ter ficado sem essa, mas na Bandeirantes pegaram muito pesado com o Atlético. É esse tipo de coisa que me deixa puto pra c… para falar a verdade, essa coisa de querer diminuir, chamar de cavalo paraguaio, duvidar que o Galo vai passar do São Paulo. Por que não? O Atlético tinha Ronaldinho Gaúcho, Jô da seleção, Tardelli, Victor, Réver, Leonardo Silva. Por que não poderia passar do São Paulo?. Da Renata eu me arrependo, agora o Denílson e o Morsa eu quero que vão para a casa do capeta".

Apesar da faceta polêmica, Lélio se mostra bem mais tranquilo e pacato fora do ar. Bem humorado e receptivo, não se envergonha de reconhecer os próprios erros, tem fala mansa como um bom mineiro e se orgulha de ser um grande defensor do futebol de seu estado.

O que o tira do sério é achar que as grandes emissoras de televisão do Brasil privilegiam os times paulistas e cariocas. Em sua opinião, agora todos estão tendo que engolir a seco o bom momento de Atlético e Cruzeiro que nos últimos dois anos conquistaram uma Copa Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros e ainda disputam a final da Copa do Brasil.

"A defesa do futebol mineiro é porque eu sou daqui, sou mineiro. Acho que às vezes o nosso estado é injustiçado pelas grandes redes de TV, tento defender o que é nosso, se a gente não valorizar o que é nosso, quem vai valorizar? Eu acho o mais certo a ser feito. Eu vejo injustiça principalmente por tentarem diminuir o que é o futebol mineiro em muitos setores da imprensa".

Mas falar o que pensa já custou bem caro a Lélio. Ele foi demitido da rádio Itatiaia, onde trabalhava havia 23 anos, por xingar o jogador Neto Berola. Na ocasião, o atacante se revoltou contra o comentarista da TV Globo Minas, Bob Faria, e Lélio tomou as dores do amigo jornalista.

"Também não me arrependo, embora isso tenha custado meu emprego de 23 anos. Onde está o Neto Berola? Nem está aparecendo mais. Eu falei com o coração, eu cresci com o Bob na Rádio Itatiaia, o pai dele foi meu chefe. Eu tinha que defende-lo, não podia ficar calado".

No mesmo episódio acabou chamando por tabela o Vitória, clube antigo de Berola, de time merda e está sendo processado pela diretoria baiana.

"O Vitória acabou entrando no meio da explosão, eu não quis ofender o Vitória, um clube que é grande formador de talentos. Eu jamais chamaria de merda, acabou entrando no meio da bagunça. O Vitória revelou Bebeto, Dida, trouxe o Petkovic, esse lugar não pode ser uma merda. Foi uma bola de neve que transformou o negócio, um grande vacilo".

Mas Lélio nem teve tempo de lamentar o desemprego. Menos de 1h depois da demissão já recebeu o convite para fazer comentários e comandar um programa na rádio 98 FM. Hoje, acredita que a vida mudou para melhor. Tem uma rotina mais tranquila e pode curtir os fins de semana com a família, um luxo para um jornalista esportivo.

A melhora na qualidade de vida veio na hora certa depois de um ritmo alucinante de trabalho que, aliado a boas doses de cigarro e bebida, causou um enfarte e muita dor de cabeça.

"Eu não estava vivendo um momento legal, estava bem próximo de me separar da minha ex-esposa, estava bebendo muito, fumando muito. Aí veio chegou o boleto cobrando a conta. A conta agora está no coração. Eu pensei que eu fosse morrer, tive muita sorte de não ter sido um enfarte desses para matar".

De coração renovado e à espera da pequena Maria Luiza, que está prevista chegar em fevereiro, Lélio acredita que agora, finalmente, vai se acalmar. "Todo mundo fala. 'Agora você vai criar juízo'. Vamos ver, esperamos que sim", brinca.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.