Topo

Gêmeas do nado encaram maratona para conciliar Rio-2016 e emprego na Globo

UOL Esporte

29/10/2014 06h00

Quem anda assistindo ao Vídeo Show, da Rede Globo, já viu que as gêmeas Bia e Branca Feres se tornaram repórteres do programa. O que os telespectadores não sabem é que as duas terão de enfrentar uma verdadeira maratona para conciliar as aparições diárias na TV com os treinos cada vez mais exigentes da seleção brasileira de nado sincronizado.

"Quando começamos a conversar com a Globo, já sabíamos que a rotina seria corrida. Mas o nado sincronizado terá sempre prioridade. Vamos organizar nossa agenda de gravações de acordo com os treinos, nas horas livres. As outras atletas da seleção também estudam, fazem faculdade ou trabalham. Não muda muita coisa. Nós somos superprofissionais e temos uma estrutura bem montada para nos apoiar, tanto dentro, quanto fora da seleção", conta Bia.

A tarefa, porém, promete ser dura. Maura Xavier, técnica da equipe, conversou com a dupla antes do acerto com a TV. "O acerto foi que a seleção é nossa prioridade. É o objetivo delas. E o Vídeo Show não pode afetar de forma alguma os treinamentos da seleção. Elas sabem disso. Mas é bom para elas terem vida além dos treinos".

O alerta foi dado por causa da carga horária dos treinos. "Hoje, treinamos sete horas, todos os dias. Mas tem a possibilidade de aumentar até 2016. É uma dedicação grande. No ano que vem, temos muitas competições internacionais programadas. Tanto que a maioria das atletas já está trancando faculdades", completa Maura.

Bia e Branca estão entre as mais experientes da equipe brasileira, que vai voltar a competir nos Jogos Olímpicos após não se classificar para Londres-2012. Ao seu lado estará a veterana de duas Olimpíadas Lara Teixeira, que foi a Londres pelo dueto e voltou da aposentadoria neste ano para fazer parte do time.

Globo é terceira emissora da dupla

Esta será a terceira experiência das gêmeas na TV. A primeira foi na MTV, quando apresentaram o Luau, programa de música, e o Bia Vs. Branca, um gameshow de namoros. "O nosso começo em TV pela MTV foi um grande laboratório e aprendizado. Às vezes, nós mesmas fazíamos a produção, davamos as dicas de pauta e ainda gravávamos. Isso valeu um amadurecimento muito grande", lembra Bia.

Depois, elas fizeram parte da equipe do Deu Olé, da Band, um programa de esportes, em que faziam entrevistas com atletas. "Foi uma experiência positiva. Nos divertimos e aprendemos muito com esse formato de entretenimento esportivo. A mudança é o conteúdo e o público que vamos atingir. A linguagem e a nossa postura muda de acordo com o programa. Na MTV era um público bem adolescente, então até o figurino era mais teen. No Deu Olé, era outra proposta. Público de maioria masculina e que se interessava em futebol. Apesar de rirmos e nos divertirmos bastante, passávamos mais seriedade e até o figurino era mais sóbrio".

Na Globo, as duas estão trabalhando no meio das duas experiências anteriores. "Estamos na maior emissora do Brasil e em um programa que entrevista as maiores celebridades do país. Artistas, esportistas. É um misto de tudo o que fizemos até hoje. Vamos atingir desde da dona de casa que acompanha as novelas até os fãs adolescentes de um ator mirim ou o rapaz que admira esporte".

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.