Topo

Técnico do Santos rebate comentarista da Globo sobre Leandro Damião

UOL Esporte

21/10/2014 15h01

dendy

Convidado do programa Arena Sportv, Enderson Moreira, técnico do Santos, rebateu um comentário de Carlos Cereto, repórter e comentarista do canal. Um dia depois do jornalista dizer que ele havia sido contratado para escalar Leandro Damião, o comandante do time praiano argumentou que nunca recebeu uma orientação do tipo.

"Ontem [segunda] eu estava assistindo ao Redação Sportv e vi um comentário do Cereto, que é uma pessoa qualificada, bom repórter, sempre com boas informações, bons comentários. Mas talvez ontem ele não tenha sido tão feliz. Ele colocou de maneira muito clara que fui contratado para escalar o Damião. Isso não tem nada ver, quem acompanha meus trabalhos vê que a gente tem feito bons trabalhos, tem conquistado títulos, chegado onde muita gente não imaginava", disse Enderson Moreira, que prosseguiu com a explicação.

"Aqui o presidente e o Conselho Gestor me deram total liberdade. O presidente disse: 'Você não vai me ver no CT, a não ser que ache necessária uma palavra minha'. Antes de eu acertar com o Grêmio já tinha tido uma sondagem do Santos, antes do Oswaldo [de Oliveira, antecessor de Enderson no cargo] fechar, ou seja, já tinha uma atenção, uma admiração pelo trabalho. De maneira alguma teve imposição. A responsabilidade de escalar é exclusivamente minha", completou o treinador.

O comentário de Cereto foi feita na manhã da última segunda, quando o programa matutino do Sportv repercutia a vitória do Santos por 3 a 1. A análise do jornalista é de que o time com Lucas Lima, Robinho, Geuvânio e Gabriel é mais ágil e dá mais resultado que a formação com Leandro Damião. Foi aí que o repórter emendou com a informação que incomodou Enderson Moreira.

"O Oswaldo,é bom que se diga, foi demitido porque não queria escalar o Leandro Damião. Podem negar, podem dizer que não, mas ele não queria porque entendia que com Damião o time não andava. Para usar a expressão consagrada com Fred na Copa, ele parecia um cone. E aí o Enderson Moreia entrou, insistiu… O Enderson Moreira foi contratado para escalar o Leandro Damião", disse Cereto, taxativamente, antes de relembrar a mudança que levou o mesmo treinador a colocar o centroavante de R$ 42 milhões no banco.

"Não sei o que o Damião fez de tão ruim para as pessoas. É um menino bom, um grande atleta, não chegou à seleção de graça, à toa. Como qualquer profissional, ele tem momentos bons e de dificuldade. É muito fácil encostar o Damião e dizer que ele não joga mais. Esse é o meu desafio, tirar o máximo de cada atleta. O Brasil perdeu de 7 a 1 e a culpa é do Fred e do Felipão. Eu aprendi no futebol, como gestor de pessoas, que ganha a equipe e perde a equipe", disse Enderson.

Crédito da foto: Cristiano Andujar/Getty Images

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.