Topo

Galvão pós-7 x 1 é mais contido com a seleção brasileira

UOL Esporte

11/10/2014 11h22

galvo

Nada de ufanismo exagerado, confiança ou dizer que os talentos brasileiros são acima da média no futebol mundial. Depois do vexame da seleção na Copa do Mundo, Galvão Bueno parece mais contido com time nacional. Neste sábado, no primeiro confronto de peso do time de Dunga, o narrador da Rede Globo deixou claro que o momento é de reconstrução.

"Me pareceu correto [o sistema de Dunga]. A Argentina é melhor? Vamos fechar então", disse ele no primeiro tempo do jogo, antes de Diego Tardelli abrir o placar, quando Messi e companhia pressionavam e criavam chances contra o gol de Jefferson.

Ciente de que o Brasil está atrás de seus maiores rivais, Galvão Bueno refletiu isso em sua narração. Destacou a qualidade do técnico da Argentina, Tata Martino, repetindo que ele comandou o Barcelona na última temporada; rasgou elogios a Messi e Di Maria, destaques do futebol no Velho Continente; e só não perdoou Aguero, que para ele está abaixo dos colegas de seleção.

Sobre o Brasil? Elogios tímidos ao começo de trabalho de Dunga e às atuações de Neymar no Barcelona. No geral, muita cautela do narrador. Quando o comentarista Juninho Pernambucano ensaiou uma comemoração, Galvão colocou o pé no freio.

"Calma, vamos esperar o jogo acabar", disse o narrador, como quem espera uma surpresa desagradável a qualquer momento.

A reação, como se sabe, não veio. O Brasil bateu a Argentina com dois gols de Diego Tardelli, para alegria do narrador. Só que o bordão oficial do clássico só veio a três minutos do fim, em tom de alívio.

"Agora sim, vamos nos aproximando do fim e dá para falar. Ganhar é bom, mas ganhar da Argentina é muito melhor!", ratificou Galvão Bueno, feliz com a vitória.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.