Topo

Falcão está em alta na TV. Emissoras disputam comentarista

UOL Esporte

26/08/2014 06h00


O ex-jogador e técnico Paulo Roberto Falcão abriu mais uma porta em sua carreira profissional e pode até ter uma vida dupla nos próximos meses caso avancem algumas negociações já iniciadas. As duas vias que pode percorrer são na TV, agora com a possibilidade de ser apresentador de um canal internacional, do Sky Sports,da Itália.

O ex-técnico da seleção brasileira, que tem um nome muito forte e respeitado na Velha Bota, foi procurado pela emissora para apresentar os jogos dos times italianos que disputarão a Liga dos Campeões da Europa. Ainda não deu resposta. Paralelamente, conversa com a Fox Sports para continuidade depois de encerrada a sua participação no projeto para a Copa do Mundo de 2014.

Falcão teve entre suas funções na Fox em 2014 ser apresentador do programa "O Giro" e também ser comentarista nos jogos. A emissora deseja sua continuidade, mas o desejo do craque de 82 o é de executar outro tipo de função, sem especificar qual é. E admite que existe a possibilidade de conduzir seu trabalho nas duas emissoras caso as conversas evoluam.

"Conversei com a Fox e vamos voltar a nos falar. Existe o interesse e estamos conversando sobre as possibilidade de tipo de programação. Mas não gostaria de repetir um programa de entrevistar pessoas, é algo que funciona só em um período, quero fazer algo diferente", falou, em entrevista ao UOL Esporte.

"O pessoal da Sky Sports me procurou e ficamos de conversar agora em setembro. Seriam coisas mais pontuais, apresentar jogos da Liga dos Campeões, que tem Juventus, Roma e o Napoli. Eu apresentaria a partida (na Itália) e voltaria. É ancorar um programa, mas claro que vou dar alguns pitacos também. Mas é algo diferente dos tempos de comentarista. Pra mim isso foi algo muito legal, um reconhecimento."

O "Rei de Roma" fala fluentemente o italiano, já que morou cinco anos no país nos tempos de jogador e já fez participações em programas de TV por lá, tanto nos tempos de jogador do clube, como também depois que encerrou a carreira e antes de virar técnico. Conta que aceitou um convite logo de cara, quando chegou à Roma, para melhorar sua fluência.

"Quando eu estava na Itália, em 1980, sempre fui um jogador que gostava de falar, gritar, incentivar, chamar a atenção. Quando cheguei na Itália não podia jogar quieto e tive a necessidade de aprender o idioma. Teve um jornalista que me convidou pra trabalhar na TV naquela época e aceitei para aprender a língua e que isso me obrigasse a falar rápido o italiano e tivesse a facilidade em campo", explicou. "Só que agora vou ter que dar uma acelerada no meu italiano", brincou.

Carreira de treinador

Apesar das negociações com emissoras e seu histórico na TV desde os tempos de TV Globo, Falcão não esconde que ainda carrega o desejo de voltar a trabalhar como treinador. Em sua última volta ao futebol depois de 15 anos só na TV, foi campeão gaúcho com o Internacional, em 2011, e baiano com  o Bahia, em 2012.

Depois disso, teve ainda seu nome cogitado para assumiu o Palmeiras, em 2012. Tirou uma espécie de sabático enquanto voltou às experiências na TV. Mas ressalta que nunca parou seus estudos com o futebol e continuou visitando clubes e treinadores para se atualizar.

"Falamos sobre futebol, uma jogada diferente que ocorre, uma troca de ideias. Eu sempre fiz isso antes mesmo de ser treinador. É algo que me deu muita bagagem. Você tem que saber o que os outros estão fazendo (na Europa), até para não fazer, por exemplo. Você pode trazer pra cá ou levar lá pra lá as experiências. Sempre falei pras pessoas investirem na profissão, passarem 20 dias em um lugar, por exemplo", falou.

José Ricardo Leite
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.