Topo

Comparado a 2010, Globo registra crescimento de 10% no Ibope da Copa

UOL Esporte

16/07/2014 17h57

Dados do Painel Nacional de Televisão (PNT), referentes aos 56 jogos transmitidos ao vivo pela Globo, mostram um pequeno crescimento da audiência da Copa do Mundo de 2014 comparada à de 2010. Trata-se da pesquisa do Ibope que consolida a audiência em 15 grandes centros urbanos do país.

Segundo a emissora, a audiência média nacional destes 56 jogos foi de 23,5 pontos, 2,1 pontos a mais do que a da Copa na África do Sul (um crescimento de 10%). A Globo festeja o fato de esse resultado ser 6,4 pontos superior à média de sua programação normal na faixa horária antes da exibição do Mundial, o que representa um aumento de 37% na audiência.

A emissora não transmitiu ao vivo oito partidas da terceira rodada da fase de grupos pois elas ocorreram em horário simultâneo a outras oito.

Um ponto do PNT hoje corresponde a 217.460 domicílios (ou 641.286 pessoas) nas 15 regiões metropolitanas pesquisadas.

É preciso lembrar que, em 2010, a Globo transmitiu 10 partidas no horário das 8h30, o que puxa o Ibope para baixo. Ainda assim, a emissora considera este pequeno crescimento de 10% como excelente.

Na visão da Globo, a concorrência este ano foi muito maior. Além da Band, na TV aberta, os jogos também foram exibidos em quatro canais pagos (SporTV, ESPN, Fox e BandSports). Em 2010, havia 8 milhões de domicílios com TV paga; hoje, esse número passa de 18 milhões.

A Band obteve média de 4,1 pontos, um  ganho de 1,5 ponto em relação à média que tinha no horário. Em relação à 2010, a emissora ficou igual.

A emissora que mais perdeu audiência na Copa foi a Record. De uma média de 6,9 pontos antes da Copa, caiu para 5,4 no período analisado pela concorrente. O SBT caiu de 5,4 para 5. O chamado OCN (outros canais), que engloba TV paga, também registrou queda de 12,1 pontos para 11,1 durante o Mundial.

De todas as partidas transmitidas, a maior audiência foi justamente na primeira, Brasil e Croácia, no Itaquerão, que registrou 41 pontos (com share de 72%). A final, entre Alemanha e Argentina, marcou 34 pontos (e 60% dos aparelhos ligados sintonizados na emissora). Já a maior audiência de uma partida que não contou com a seleção brasileira (e excluindo a final), foi a semifinal entre Holanda e Argentina, que registrou 29 pontos (52% de share).

O universo do painel nacional de televisão (PNT), abrange as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Distrito Federal, Recife, Salvador, Fortaleza, Florianópolis, Campinas, Vitória, Goiânia, Belém e Manaus.

Mauricio Stycer
Do UOL, em São Paulo


Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.