Depois de Felipão reclamar, Globo faz leitura labial de Cristiano Ronaldo
"Uma grande palhaçada", definiu Felipão, em uma entrevista coletiva, a respeito do expediente usado por algumas emissoras para descobrir o que o próprio técnico e seus jogadores falam durante uma partida. Por meio de especialistas em leitura labial, a Globo explora esse filão já há muitos anos.
A explosão do técnico não foi dirigida a nenhuma emissora em especial, mas todo mundo entendeu o recado. Na estreia da atração, nesta Copa, o programa dominical da Globo havia dissecado as palavras de Felipão, Parreira e Marcelo, entre outros integrantes da seleção durante o jogo entre Brasil e Croácia.
Já sabendo do incômodo que a leitura labial causa, Renata Vasconcellos disse, ao introduzir o quadro: "Felipão que nos desculpe". Na semana seguinte, os alvos foram Iniesta e Vicente del Bosque, entre outros personagens de Espanha e Chile.
No primeiro domingo depois da bronca de Felipão, o alvo do "Fantástico" foi Cristiano Ronaldo. O quadro, bem chocho, mostrou duas ou três palavras do jogador e de seus companheiros de seleção na partida contra Gana, que selou a eliminação de Portugal da Copa.
Em 2006, o quadro já havia causado uma enorme confusão. Carlos Alberto Parreira, então técnico da seleção, ficou furioso ao ver suas palavras em campo, durante a vitória brasileira por 4 a 1 sobre o Japão, "traduzidas" por um especialista em leitura labial do "Fantástico". No dia seguinte, no "Jornal Nacional", Fátima Bernardes apresentou um pedido formal de desculpas da emissora ao técnico.
Dunga e Jorginho também foram alvo da leitura labial em 2010, mas naquela Copa a Globo não precisou pedir desculpas, já que suas relações com o técnico sempre foram péssimas.
Ainda faltam dois domingos até o final da Copa de 2014. Se a Globo não mostrar mais as palavras de Felipão no "Fantástico", será a prova de que a reclamação do técnico, de fato, funcionou.
Mauricio Stycer
Do UOL, no Rio
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.