Topo

Milton Leite dá aula de narração a inglês e é chamado de cult por jornal

UOL Esporte

17/06/2014 06h00

O narrador Milton Leite, do Sportv, foi personagem de uma reportagem do jornal inglês Daily Mirror. Um repórter da publicação, Jeremy Armstrong, falou com o brasileiro para saber sobre tipo de locução esportiva no Brasil, em tempos de Copa do Mundo, e definiu Milton como "cult".

O modo como o narrador grita "gol" foi um dos principais pontos destacados pelo jornal. "A habilidade de Milton Leite para gritar uma palavra de três letras durante mais de 30 segundos o tornou uma figura cult e no exterior", disse o repórter.

Armstrong ficou tão impressionado que fez até um trocadilho para destacar o que achou do contato com Milton Leite, que ensinou e deu dicas de narração à brasileira para o repórter. "Milton, cujo sobrenome em português é Leite, deu uma aula de mestre da Via Láctea".

Milton Leite ensinou que no Brasil, diferentemente da Inglaterra, a narração é mais marcada pela emoção. "No Brasil, nós não fazemos dos jeito inglês simples que fala 'ele fez o gol'. Tem que haver mais emoção que isso, há uma grande diferença", disse o brasileiro.

O repórter inglês se valeu até da torcida pela seleção de seu país quando falou sobre um dos bordões de Milton Leite. "Eu não quero dizer 'Olha a batida! Pra fora!' nesta quinta-feira, embora eu vá abrir uma exceção em caso de pênalti para Luis Suarez", disse. A Inglaterra precisa vencer o Uruguai para se manter viva na Copa do Mundo.

Milton deu ainda mais uma dica sobre as transmissões. "A narração muda a cada jogo, nenhuma transmissão é a mesma que a anterior. É isso que a torna emocionante. E é isso (emoção) que eu tento dar aos torcedores".

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.