Milton Leite dá aula de narração a inglês e é chamado de cult por jornal
O narrador Milton Leite, do Sportv, foi personagem de uma reportagem do jornal inglês Daily Mirror. Um repórter da publicação, Jeremy Armstrong, falou com o brasileiro para saber sobre tipo de locução esportiva no Brasil, em tempos de Copa do Mundo, e definiu Milton como "cult".
O modo como o narrador grita "gol" foi um dos principais pontos destacados pelo jornal. "A habilidade de Milton Leite para gritar uma palavra de três letras durante mais de 30 segundos o tornou uma figura cult e no exterior", disse o repórter.
Armstrong ficou tão impressionado que fez até um trocadilho para destacar o que achou do contato com Milton Leite, que ensinou e deu dicas de narração à brasileira para o repórter. "Milton, cujo sobrenome em português é Leite, deu uma aula de mestre da Via Láctea".
Milton Leite ensinou que no Brasil, diferentemente da Inglaterra, a narração é mais marcada pela emoção. "No Brasil, nós não fazemos dos jeito inglês simples que fala 'ele fez o gol'. Tem que haver mais emoção que isso, há uma grande diferença", disse o brasileiro.
O repórter inglês se valeu até da torcida pela seleção de seu país quando falou sobre um dos bordões de Milton Leite. "Eu não quero dizer 'Olha a batida! Pra fora!' nesta quinta-feira, embora eu vá abrir uma exceção em caso de pênalti para Luis Suarez", disse. A Inglaterra precisa vencer o Uruguai para se manter viva na Copa do Mundo.
Milton deu ainda mais uma dica sobre as transmissões. "A narração muda a cada jogo, nenhuma transmissão é a mesma que a anterior. É isso que a torna emocionante. E é isso (emoção) que eu tento dar aos torcedores".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.