Topo

'Mesa tática' falha e Tiago Leifert mostra jogo de cintura no Globo Esporte

UOL Esporte

07/05/2014 14h06

3

Como era de se esperar, a quarta-feira de convocação foi de muita seleção brasileira na TV. Para programas como o Globo Esporte, é o momento de maior expectativa e responsabilidade: pautas especiais, entrevistados, links. E o uso da tecnologia fazia parte dos planos, com a "mesa tática" comandada por Caio Ribeiro. Mas o aparato resolveu pregar uma peça nos apresentadores.

A mesa, uma tela interativa em que Caio pode escalar o time e mexer na posição dos jogadores, deveria exibir "bonequinhos" de jogadores com a camisa da seleção. Mas, na hora da ação, as miniaturas sumiram.

Tiago Leifert fez um longo discurso para levar o telespectador para a mesa tática do Globo Esporte. "É o seguinte. O que um técnico de seleção faz? Ele escolhe dois por posição, porque se o titular machuca ele precisa ter um cara para fazer a mesma função. Mas ele tem que pensar numa outra coisa também. Se a seleção se torna previsível demais – e a nossa foi campeã da Copa das Confederações, então todo mundo sabe como o Brasil joga. Na hora que ele olha para o banco, ele precisa ter alternativa. Foi o problema em 2010. A gente não tinha. Seu Dunga olhou para o banco e não tinha ninguém. Não tinha Ganso, não tinha Neymar, que a gente queria na época e não tinha alternativa contra a Holanda. A solução, sabe qual é?", questionou ele.

"A solução é a mesa tática do Caio Ribeiro. Caio está aqui para explicar para a gente o que o Felipão pode fazer", disse Tiago. Caio começou o raciocínio: "A seleção joga hoje desta maneira, Tiagão: uma linha de quatro, três jogadores de meio de campo e três atacantes". Na mesa, via-se pequenos círculos, apenas.

2

"Eu não estou vendo os bonequinhos, vocês estão vendo os bonequinhos? Os bonequinhos sumiram", disse Leifert. Caio brincou: "Ou seja, boicote à nossa convocação".

"Poxa, vai ter que ser esse botão aqui? Dá para enxergar o botão, ó. Cadê os bonequinhos?", continuou Tiago, para tomar a medida drástica: "Então tá. Sabe o que vou fazer? Vamos para o intervalo para a gente arrumar a mesa e falar de seleção brasileira."

Na volta, Leifert anda fez piadas, mostrando jogo de cintura mais uma vez. "Daqui a pouco vamos mostrar tudo na mesa tática", disse, em seguida imitando som de tosse. "Se ela funcionar…".

Mesa tática voltou a funcionar e exibiu os bonequinhos em 3D

Mesa tática voltou a funcionar e exibiu os bonequinhos em 3D, mas falhou uma segunda vez

Só cerca de quinze minutos depois Tiago e Caio voltaram à mesa tática. Desta vez, os bonequinhos virtuais vestindo a amarelinha apareceram e eles conseguiram fazer a análise prometida… Pelo menos por um tempo. Em certo momento, Caio tentou uma função, e o botão falhou. Apertou, repetiu o toque, deixou Tiago tentar e nada. "Hoje a mesa não está nossa amiga", disse o apresentador, aos risos, desencanando do artefato tecnológico e partindo para as outras atrações do noticiário.

A mesa tática não é um recurso novo, e a Globo já o usa em outros momentos de sua programação esportiva, geralmente sem problemas técnicos.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.