Topo

Maratona Senna no Sportv empolga espectadores e resgata apreço pela F1

UOL Esporte

02/05/2014 06h00

"Eu acordava cedo em todos os domingos para assistir às corridas, mas deixei de fazer isso depois do dia 1º de maio de 1994". Com algumas variações, você já deve ter ouvido histórias parecidas: fãs de automobilismo e de Fórmula 1 que se distanciaram da categoria e da TV após a morte do brasileiro Ayrton Senna. Na última quinta-feira, o canal fechado "Sportv" deu um excelente motivo para essas pessoas voltarem a ligar a televisão: uma maratona de corridas marcantes sobre o piloto.

As provas foram exibidas para homenagear os 20 anos da morte de Senna. Foram dez corridas exibidas em sequência, com início às 7h. O "Sportv" também mostrou trechos do filme "Ayrton Senna" e dois programas especiais sobre o piloto (um "Linha de chegada" com participação de Galvão Bueno e Reginaldo Leme e um "Sportv Repórter").

Senna disputou 161 GPs na Fórmula 1, com 80 pódios, 41 vitórias e três títulos mundiais. Ele ainda obteve 65 pole positions na carreira, segundo maior número na história.

A adoração ao piloto, porém, vai muito além disso. Segundo pesquisa do "Datafolha", 77% dos paulistanos consideram Senna o maior piloto de Fórmula 1 em todos os tempos. Além disso, 47% da população da cidade o classifica como o maior ídolo da história do esporte.

Durante a maratona do "Sportv", isso ficou claro na rede social Twitter. Torcedores revelaram ter ficado emocionados, comemoraram a decisão do canal e publicaram uma série de mensagens de agradecimentos.

Outros fãs aproveitaram para criticar pilotos brasileiros que entraram na Fórmula 1 depois de Senna. "Esse especial da Sportv com as melhores corridas do Senna é uma mostra didática de como a Fórmula 1 era bem mais divertida antigamente", escreveu @leorossatto.

"Obrigado @SporTV pelo dia de hoje. Conseguiram transformar 20 anos de tristeza em um dia de alegrias", completou o internauta @jimenes_X_.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.