Topo

Globo alterna apelo à emoção e histórias raras de Senna em especial

UOL Esporte

06/04/2014 12h38

A Globo exibiu neste domingo (6) a primeira de quatro partes do especial do Esporte Espetacular que relembra a trajetória de Ayrton Senna, 20 anos após a morte do piloto brasileiro no GP de San Marino de 1994. O episódio focou nos primeiros anos de Senna no automobilismo, do kart até o primeiro ano na Fórmula 1, em 1984.

O especial tem direção e roteiro do jornalista Ernesto Rodrigues, autor de Ayrton: O Herói Revelado, biografia com mais de 500 páginas lançada em 2004 que recupera com detalhes a história pessoal e profissional do piloto.

A participação de Rodrigues, jornalista da Globo na época de Senna na F1, pode ter ajudado a resgatar histórias e entrevistados curiosos e pouco ouvidos – como Terry Fullerton, inglês que correu com Senna no kart e que contou um pouco sobre as batalhas com o piloto brasileiro antes de sua mudança para os monopostos, em 1981.

Ao mesmo tempo, a Globo também não deixou de lado o apelo à emoção para lembrar a idolatria a Senna. Fãs anônimos e famosos como Luciano Huck e Leandro Hassum lembraram a rotina de assistir ao piloto nos domingos pela manhã.

A quantidade de entrevistados chamou a atenção. Além dos já citados, também participaram ex-pilotos como Niki Lauda, John Watson e Martin Brundle (rival de Senna na Fórmula 3 Inglesa, em 1983), que acompanharam o início da carreira do brasileiro na F1. Pelo lado brasileiro, Alex Dias Ribeiro, Emerson Fittipaldi e Rubens Barrichello também comentaram.

Outros personagens importantes para a história de Senna, como o fotógrafo Keith Sutton (que documentou seus primeiros anos na Inglaterra), o preparador físico Nuno Cobra e a irmã do piloto, Viviane Senna, também deram depoimentos.

Galvão Bueno e Reginaldo Leme estiveram entre os jornalistas entrevistados. E ambos contaram curiosidades sobre a época de transição de Senna da F3 para a F1. Reginaldo foi um dos poucos presentes no primeiro teste de Senna com um F1, em Donington Park, com a Williams.

Já Galvão relatou seu primeiro contato com Senna, quando o jovem Ayrton se apresentou e disse que o jornalista ainda narraria muitas corridas com a presença dele nas pistas da F1.

Depois, Galvão lembrou quando ele e Reginaldo precisaram ajudar o piloto a sair do carro após ele quase desmaiar em sua segunda corrida, o GP da África do Sul de 1984. Senna chegou ao final de um GP pela primeira vez, com um sexto lugar, e marcou seu primeiro ponto na F1, mas passou a se dedicar mais ao preparo físico para evitar desgaste semelhante.

O documentário também contou com outra curiosidade: a narração de José Wilker, que gravou sua participação dias antes de sua morte, no último sábado, vítima de um infarto fulminante.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.