Topo

Conheça as receitas de Alex Escobar para ter sucesso na narração

UOL Esporte

19/03/2014 12h00

ECrédito:João Cotta/Divulgação Globo

Admirar sim, mas se espelhar, não. É basicamente dessa maneira que Alex Escobar tira proveito dos companheiros de profissão da TV Globo para se aperfeiçoar na nova empreitada como narrador. Tudo isso somado a muitos testes fora do ar.

Surpresa no anúncio do time de locutores da emissora para a Copa do Mundo, Escobar disse que dialoga com nomes como Galvão Bueno e Luiz Roberto, por exemplo, mas ressalta que as conversas são apenas em busca de dicas. Diz que tem que ter seu estilo próprio e aponta quais as receitas para ter sucesso.

"Procuro conversar bastante com eles (outros narradores da emissora), mas não me espelho em ninguém, vou procurar ser eu mesmo e criar o meu estilo de narrar", falou. "A receita de uma boa narração é intuição e treinamento", continuou.

Escobar fez sua estreia em um jogo ao vivo no fim de semana, na partida entre Flamengo e Bangu e recebeu muitos elogios dos internautas nas redes sociais. "Alex Escobar mandou bem demais na estreia como narrador. Fugiu do lugar comum. Parabéns!", disse um internauta. "Alex Escobar arrasando na estreia. Transmissão leve e divertida", completou outro.

Os testes anteriores já o fizeram entrar afiado. "Venho treinando há um tempo. É tudo gravado durante os jogos, só que eu estou fora do ar. Depois analisamos como foi meu desempenho", falou. "Recebi um convite da direção e adorei a oportunidade. Estou muito feliz, para mim será um grande desafio profissional. Fui comentarista pelo SporTV por cinco anos, tinha saudade de voltar a trabalhar nos jogos."

O jornalista prefere não fazer planos se vai se fixar no corpo de narradores e deixará de comentar e apresentar programas. "Não tenho planos, faço parte do time da Globo, quem decide é a direção. Gosto muito de fazer as duas funções."

O apresentador Alex Escobar foi anunciado na última semana como um dos narradores da Globo para a Copa ao lado de Galvão Bueno, Cleber Machado, Luis Roberto, Rogério Correa e Rembrandt  Jr.

José Ricardo Leite
Do UOL, em São Paulo

Veja algumas mensagens sobre a estreia do narrador:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.