Topo

Globo ‘divide’ transmissão entre Palmeiras e Corinthians e causa ira

UOL Esporte

05/02/2014 23h58

atacante-alan-kardec-comemora-o-primeiro-gol-do-palmeiras-na-partida-contra-o-xv-de-piracicaba-1391651230530_615x300

 

Crédito da imagem: MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

É muito comum a Globo exibir trechos de outros jogos durante as suas transmissões de futebol às quartas-feiras e aos domingos. Não raro a emissora interrompe um lance do São Paulo para exibir um gol do Palmeiras, ou para uma jogada sem graça do Botafogo para mostrar um drible sensacional do Flamengo. Mas nesta semana, o canal exagerou na capital paulista.

As chamadas para o jogo XV de Piracicaba x Palmeiras já indicavam que a transmissão traria todos os detalhes de Corinthians x Bragantino. Mas com a crise que se instaurou sobre o time alvinegro após a goleada da semana passada para o Santos e a invasão ao CT no sábado, e com o possível troca-troca de última hora entre Pato e Jadson, o jogo do alviverde teve que dividir um espaço ainda maior com a partida do rival.

Durante a narração, Cleber Machado diversas vezes pontuou que Corinthians e São Paulo estavam em vias de trocar seus jogadores milionários. Chegou a cravar, inclusive, que a negociação já estava concretizada.

Ainda no primeiro tempo, o repórter Mauro Naves, que estava no Pacaembu, entrou pelo menos duas vezes na transmissão para dar detalhes de como se desenrolava o jogo em São Paulo. Naves também participou para falar que a torcida organizada do Corinthians provocou uma briga nas arquibancadas do estádio. E, claro, o repórter tornou a falar sobre a negociação entre Pato, São Paulo, Corinthians e Jadson.

A insistência em mostrar um jogo que não era o principal foi tanta que, assim que encerrado o primeiro tempo de XV x Palmeiras, o canal cortou imediatamente para o duelo Bragantino x Corinthians. O mesmo aconteceu no final da partida, quando Cleber narrou os últimos segundos da encontro no Pacaembu e Mauro Naves voltou a aparecer com entrevistas dos jogadores corintianos.

A decisão global, seja por objetivos de jornalismo ou de audiência, gerou desconforto e até irritação em torcedores palmeirenses. Nas redes sociais, muitos deles reclamaram do destaque que a emissora estava dando ao Corinthians.

"O jogo que a Globo ta passando é o do Palmeiras, mas fala mais sobre os gambás que não sei oq", disse um internauta.

"Rede Globo, durante o jogo do Palmeiras eu não quero saber nada de Corinthians. Eu odeio essa porra de Cúrintia", reclamou outro.

"@rede_globo se for pra passar o jogo do Palmeiras e ficar mostrando o lixo dos gambas libera o premier", reclamou um terceiro palmeirense.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.