Topo

RedeTV! retoma MMA após investida frustrada e transmitirá evento dos EUA

UOL Esporte

19/12/2013 13h25

Antes de o UFC ir parar na tela da Rede Globo, a RedeTV! é que detinha os direitos de transmissão do maior evento de MMA da atualidade. Desde que o evento passou para as mãos da emissora carioca, o canal até tentou uma investida na modalidade, mas o projeto não deslanchou. Agora, uma nova aposta será feita, com o anúncio da transmissão do XFC.

Em março de 2012, a RedeTV! transmitiu a segunda edição do Amazon Forest Combat. O evento foi anunciado pela emissora com pompa, prometendo ser frequente e com intenção de recolocar o canal à frente do MMA. Mas, após a estreia, o AFC não retornou e ainda estuda uma reaparição em 2014 (leia mais abaixo), frustrando a retomada da modalidade na RedeTV.

O XFC, sigla para Xtreme Fighting Championships, é um evento norte-americano que estreou em 2007 e já teve 27 noitadas de luta. A parceria prevê a transmissão ao vivo de dez edições. Mais que isso, haverá eventos realizados no Brasil e o primeiro será sediado dentro da própria RedeTV!, em Osasco, no dia 8 de fevereiro.

As atrações do XFC para 2014 são a realização de dois Grand Prix. O primeiro ocorre de fevereiro a maio, e o segundo de agosto a dezembro, em categorias de peso ainda não definidas.

No acordo entre as partes, a produção é função da organização norte-americana, enquanto a emissora captará recursos e transmitirá as etapas. A RedeTV! promete ter programas semanais sobre MMA, no estilo do "UFC Sem Limites", dos tempos em que o canal ainda era o dono dos direitos do Ultimate no Brasil.

"Fomos a primeira emissora aberta a apostar no UFC no Brasil, o esporte era muito discriminado e o canal fez um trabalho muito sério para alterar essa imagem no país. Graças ao que nós fizemos, hoje é muito mais fácil construir a imagem de um grande evento de MMA no Brasil. O número de fãs e simpatizantes cresceu absurdamente desde aquela época. Esperamos quebrar muito mais barreiras e tornar o XFC em mais um case da emissora no esporte. A RedeTV! será a casa do MMA no Brasil", afirmou, em nota, o diretor de novos produtos, Amilcare Dallevo Neto.

Brasileiro Deivison Ribeiro posa com cinturão do XFC

Brasileiro Deivison Ribeiro posa com cinturão do XFC, que chega ao país em 2014

Aparição e desaparecimento do AFC

O Amazon Forest Combat, evento criado em Manaus, surgiu como uma organização que pretendia apostar em atletas famosos e algumas revelações para se fazer valer. A primeira edição, em setembro de 2011, teve Royler Gracie, por exemplo. A segunda, em março de 2012, teve o ex-campeão do UFC Murilo Bustamante.

"O AFC é um evento diferenciado e tem um número menor de edições em relação a outros eventos nacionais. Estamos viabilizando parceiros para voltar em 2014. Temos lutadores em vista, mas ainda é algo embrionário", afirmou Marcelo Alex, organizador que trouxe também ring girls ilustres para as noitadas, como Larissa Riquelme.

De acordo com Alex, o ano de 2013 teve um desaquecimento na região e as oportunidades de se fazer a terceira edição com o mesmo nível das outras duas ficaram prejudicadas. "Foi mais uma pausa", explicou ele.

Sobre a parceria com a RedeTV!, Marcelo Alex explica que existe a possibilidade de ser retomada no futuro, apesar de o AFC também conversar com canais fechados para uma volta.

Maurício Dehò
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.