Topo

UFC e Globo ganham 1º rival de peso com estreia do Bellator na Fox Sports

UOL Esporte

01/11/2013 12h00

Depois de anos em que o MMA na TV brasileira se resumiu quase que exclusivamente ao UFC e aos canais da Globo – incluindo o pago SporTV e o canal em pay-per-view Combate -, neste sábado a Fox Sports estreia sua parceria com o Bellator, principal concorrente do Ultimate, dando a chance a uma alternativa para os telespectadores que acompanham a modalidade. Apesar do desfalque da luta principal, que teve de ser trocada por conta de uma lesão, a programação segue em pé.

O primeiro Bellator a ser transmitido na Fox Sports deveria contar com um aguardado duelo de veteranos, entre os ex-UFC Quinton Rampage Jackson e Tito Ortiz. Este último teve um problema no pescoço e a luta principal foi trocada: agora o protagonista é o campeão dos leves do evento, Michael Chandler, que cede revanche a Eddie Alvarez.

  • O card teria originalmente uma grande luta, entre os ex-UFC Rampage e Tito Ortiz. Mas Ortiz se machucou poucos dias antes do evento

De acordo com a direção do canal, a troca de lutas não afetou a estreia, que foi mantida para as 22h deste sábado.

"Desde o lançamento do canal, em fevereiro de 2012, contamos com outros conteúdos de luta, como os eventos de boxe da Golden Boy Promotions, promotora de eventos do ex-lutador Oscar De La Hoya. Nosso principal objetivo é oferecer aos nossos assinantes, principalmente aos fãs de MMA, um conteúdo de qualidade e ampliar nosso portfólio de transmissões esportivas da FOX Sports", afirmou Eduardo Zebini, vice-presidente sênior da Fox Sports Brasil, ao UOL Esporte.

A emissora tem em seu quadro de narradores João Guilherme, que ficou famoso nas transmissões de UFC do canal Combate, com bordões como "esse cara é torcicolo de girafa" ou "desligou o interruptor", para quando um lutador é finalizado e apagado. Desta vez, quem comanda a transmissão é Eder Reis, com comentários de Mario Filho, ex-SporTV.

Para quem acompanha o MMA, a novidade é ter em sua TV novas opções, com alternativa ao UFC. A maioria dos cards do Ultimate são transmitidas no canal pago da Globo, o Combate – que também passa diversos eventos nacionais, com o Jungle Fight, o WOCS e o Bitteti -, com alguns eventos pontuais tendo espaço no SporTV e na TV Globo, sendo que está última só passa combates ao vivo em cards realizados no Brasil.

São raros os casos em que a modalidade teve espaço na TV brasileira. O próprio Bellator já foi transmitido pelo Esporte Interativo. O UFC teve transmissões pela RedeTV. Depois disso, o canal anunciou uma larga parceria com o evento nacional Amazon Forest Combat, que não vingou.

Agora com o Bellator, salvo casos raros de ex-UFCs como Rampage e Ortiz, a programação da Fox Sports se liberta da "órbita" do UFC, até aqui uma constante.

Para o técnico e empresário Marcelo Brigadeiro, que conta com 16 atletas brasileiros no Bellator, o crescimento da liga é benéfico para o esporte.

"A parceria do Bellator com a Fox Sports é muito importante pro mercado nacional de MMA. O evento precisará de mais e mais atletas brasileiros e isso será importante para desafogar um pouco a enorme quantidade de atletas brasileiros que esperam para lutar em um grande evento", afirmou ele. "E com certeza é ótimo ter uma alternativa ao UFC. Seria melhor ainda se pudéssemos ter mais 1 ou 2 grandes eventos."

Segundo Zerbine, ainda não existem planos para que a Fox Sports invista em eventos nacionais de MMA, mantendo por enquanto apenas o Bellator na programação. Por outro lado, a liga norte-americana é que pode desembarcar por aqui em breve, concorrendo em mais um aspecto com o UFC, que teve sete eventos no Brasil em 2013.

Vale lembrar que a Fox Sports no Brasil não tem relação com o canal de mesmo nome da TV dos Estados Unidos. Lá, a Fox é parceira do UFC e passa alguns dos cards na Fox Sports, uma parceria iniciada neste ano. No Brasil, a emissora apenas tem o direito de usar o nome, mas não herda os acordos que são usados fora do país.

Maurício Dehò
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.