Topo

Narrador da Fox revela inspiração em padarias e Deborah Secco para bordões

UOL Esporte

16/10/2013 06h00

João Guilherme, narrador da Fox, tem intensificado suas idas a padarias e feiras-livres. Tem prestado mais atenção a conversas de elevador. Famoso por bordões como "que desagradável" e "para tudo, para tudo", tem buscado novidades para as transmissões, principalmente quando se confirmou que a Fox transmitiria a Copa de 2014.

"Eu ouço, presto atenção, mas não fico obcecado. O bordão aparece de repente, aquilo fica na sua cabeça e um dia, narrando um jogo, ele aparece. É automático e se começa a dar repercussão, a gente mantém", afirma.


Fã de novelas, em uma delas – Insensato Coração – ouvia a personagem de Deborah Secco (foto abaixo, como Natalie Lamour) dizer seguidas vezes "para tudo, para tudo". Um dia, estava narrando Flamengo x Avaí, quando Ronaldinho Gaúcho deu uma caneta em Robinho, atual jogador do Coritiba. "Foi instintivo, aquela jogada tão bonita e eu falei, para tudo, para tudo. Virou um sucesso".


João Guilherme também é conhecido pelo "é gol", curto e sem entonação que antecede seu grito de gol. Um dos primeiros narradores de MMA, ficou famoso por bordões como "esse cara é torcicolo de girafa", para os durões, "desligou o interruptor" quando um lutador é "apagado", ou "fio desencapado", também para lutadores casca-grossa.

A profusão de bordões tem uma explicação. "MMA é violento e eu prefiro fazer uma narração mais descontraída, com um clima positivo, quero fazer o cara que está em casa rir um pouco", explica.

Narrar um gol de Copa do Mundo em 2014 é um prêmio para a aposta feita por João Guilherme em 2012, quando trocou o Sportv pela Fox sem ter garantia de nada. "Eu estava há 14 anos e dez meses no Sportv. Há um seis ou sete anos eu me sentia estacionado. Quando apareceu um desafio, eu aceitei. Ninguém me garantiu que eu seria o primeiro narrador, me garantiram que tudo começaria do zero, quem se destacasse teria seu valor reconhecido. Aceitei na hora".

A oferta salarial também ajudou. "Me ofereceram três vezes mais do que eu ganhava. E mesmo assim, ainda é bem menos do que ganham os narradores top do Sportv. Tinha de aceitar, não é? Expliquei para os diretores e deixaram claro que era um opção minha e que não teria volta. Nunca mais. Assim mesmo, fui para a Fox".

Agora, é a busca de bordões. "Januário de Oliveira e Sílvio Luiz são os narradores com mais bordões. Mas é possível ter sucesso também sem fazer isso, como é o caso do Luciano do Valle. Eu considero um privilégio ser identificado com uma frase, com um bordão. É muito bacana quando as pessoas te identificam e pedem para repetir. Gosto muito".

 


DESAFIO: A QUAL NARRADOR PERTENCE ESTE BORDÃO?

Luis Augusto Simon
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.