Topo

Globo crê em ida de Massa à Lotus e foge de planos para F-1 sem brasileiros

UOL Esporte

18/09/2013 06h00

Principal plataforma da Fórmula 1 no Brasil há mais de quatro décadas, a TV Globo pode viver uma situação complicada na temporada 2014. Com a saída de Felipe Massa da equipe Ferrari, anunciada na última semana, o Brasil pode ficar sem nenhum piloto na maior modalidade do automobilismo mundial pela primeira vez desde 1969. Nenhum brasileiro tem contrato garantido para o próximo ano, nem mesmo Felipe Massa.

Assim que assumiu as transmissões da F-1, o canal carioca sempre baseou sua audiência e suas transmissões nos atletas do país, desde Emerson Fittipaldi, passando por Nelson Piquet e Ayrton Senna, até Rubens Barrichello e Felipe Massa, recentemente.

Mas isso ainda não é uma preocupação real para a Globo. Nos bastidores, o canal foge de qualquer plano para a possibilidade de uma ausência brasileira. Apesar de uma negociação oficial não ter sido divulgada, a emissora já conta com um acerto de Felipe Massa com a Lotus – principal boato ligado ao nome do brasileiro neste momento. Mais que isso, Bernie Ecclestone, todo-poderoso da F-1, também trabalha fora dos holofotes para que esse acerto aconteça.

Um hiato nacional na Fórmula 1 em 2014 mudaria o plano comercial do canal para a venda de cotas de patrocínio. O projeto já está nas agências de publicidade de todo o país, mas não há nenhuma informação preliminar sobre como estão as vendas. O futebol, por exemplo, já está completamente comercializado, até por conta da Copa do Mundo.

Por outro lado, a Globo também não vislumbra um acréscimo na audiência da modalidade no próximo ano. Mais que isso, o canal sabe que o Ibope da Fórmula 1 é um dos que mais vem sofrendo quedas nos últimos anos, fato que representa uma clara diminuição do interesse do público brasileiro no esporte recentemente.

"É unânime a opinião por aqui que hoje em dia não se tem mais a audiência dos tempos do Senna, mas aconteça o que acontecer em 2014, não mudará uma vírgula em nada", disse ao UOL Esporte uma fonte ligada ao canal. "Nosso público já está educado a ver aqui, por gostar de automobilismo. Não vamos perder mais a audiência que temos hoje."

Com a grande possibilidade de Felipe Massa fechar com a Lotus para o próximo ano, a Globo ganha mais um ano para pensar em como seria o trabalho sem um brasileiro ou, principalmente, ajudar e/ou torcer para outro ir para a modalidade. Felipe Nasr, 21 anos, que corre atualmente na GP2, e Luiz Razia, 24, são os jovens pilotos do país com mais chance de ingressar na Fórmula 1. Um dos dois pode aparecer até mesmo em 2014, embora as chances sejam remotas.

Jorge Corrêa e José Ricardo Leite
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.