Topo

Audiência da Band cresce 156% com jogos durante a semana

UOL Esporte

29/06/2013 07h17

A Band comemorou a vice-liderança no Ibope exibindo a vitória do Brasil sobre o Uruguai por 2 a 1

Qualquer que seja o vencedor da Copa das Confederações, a Band já tem motivos para comemorar. A decisão de exibir todos os jogos da competição teve um impacto surpreendente sobre a audiência da emissora.

O crescimento mais notável registrou-se nas partidas transmitidas no meio da semana – quatro da primeira fase e as duas semifinais. A audiência da Band com estes seis jogos cresceu 156% em relação à média obtida em maio. Em números, o salto foi de 3,2 para 8,2. O percentual de aparelhos ligados saltou de 6,8% para 15,6%.

Na faixa das 16h às 18h, a emissora costuma exibir "Simpsons" e "Brasil Urgente", apresentado por Jose Luiz Datena. No período entre 19h e 21h, normalmente, passa o "Jornal da Band" e programação religiosa. Nos dias em que exibiu jogos da Copa das Confederações, apenas o "Jornal da Band" foi ao ar, depois das 21h.

O bom desempenho da emissora paulista provocou um pequeno "incidente" durante a transmissão de Espanha e Uruguai. "O Canal do Esporte está fazendo o jogo também? Você sabe a audiência?", questionou o narrador Cleber Machado, sem perceber que o seu áudio estava aberto.

A Globo exibiu apenas três partidas durante a semana: Brasil x México e as duas semifinais (Brasil x Uruguai e Espanha x Itália). A emissora planejou mostrar também Espanha x Taiti, mas desistiu em função da onda de protestos que ocorreram no país no dia 20. A audiência média da emissora com estas transmissões teve uma variação mínima, de 0,3, em relação à programação normal.

A Band "roubou" audiência, especialmente, da Record e do SBT.

Por Maurício Stycer, no Rio de Janeiro

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.