Topo

Sem imagens do jogo, “cabeças” da ESPN abusam do humor e do silêncio com Brasil

UOL Esporte

15/06/2013 18h16

Programa buscou uma solução criativa para transmissão da Copa das Confederações

Sem os direitos de transmissão da Copa das Confederações, a ESPN Brasil decidiu inovar em suas transmissões esportivas com o "Cabeça no Jogo", como adiantou o blog. O programa comandado por Marcelo Duarte conta com Alexandre Oliveira, Roberto Malia, Celso Unzelte e Leonardo Bertozzi, cada um em um pedaço da tela, todos eles comentando a partida em de maneira descontraída, abusando de trocadilhos e cornetadas.


Prevaleceu um clima extremamente informal entre os participantes, que não tentaram narrar o jogo ou criticar de forma mais técnica, como é comum ao canal. Este ritmo criou algumas situações inusitadas como uma série de silêncios quando o Brasil foi para o ataque ou gritos "uh!" e "olha" em lances perigosos, explicados apenas com ícones no canto esquerdo da tela.

O programa também conta com participações por telefone que pouco acrescentaram na construção do jogo. Além de três telespectadores (e um quarto que desligou por ter telefonado errado), entraram ao vivo nomes como Reginaldo Rossi, Ary Toledo, Marco Bianchi além de alguns comentaristas da casa, como Gustavo Hofman, Alex Tseng e Mauro Cezar Pereira.

O ponto forte do programa foram os trocadilhos de Alexandre Oliveira, com frases como "eu prefiro o Hulk caindo do lado de fora" e Celso Unzelte, que avaliou o meia japonês Honda como um jogador que "fica só rondando a área".

A descontração exagerada gerou algumas frases politicamente incorretas, como quando Unzelte disse que o goleiro Kawashima "defende bem para quem joga com uma camisa cor de rosa" ou quando Oliveira brincou perguntando se já tinham achado o "o anel do Endo".

O nonsense também teve espaço quando surgiu um saco de pipoca de microondas "mais sem sal que o jogo", segundo Roberto Malia. O fato gerou críticas para "Artur", provavelmente o produtor do programa, que foi acionado várias vezes para trazer estatísticas como quantas vezes o Fred ficou em impedimento, quantas vezes Neymar tentou cavar falta ou quantos lances o Hulk desperdiçou.

O programa deve ser transmitido na ESPN Brasil em todos os jogos da seleção na Copa das Confederações. Portanto, a próxima edição será na quarta-feira, às 16 horas, no jogo da seleção contra o México.

APLICATIVO UOL COPA

O aplicativo UOL Copa traz um novo placar, com muito mais informação para o acompanhamento lance a lance dos jogos. O app também destaca as principais notícias do dia, fotos e vídeos. E tem um painel com o que é mais comentado nas redes sociais, nos blogs, na web, além de integração com uma ferramenta para você compartilhar imagens.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.