Topo

De volta à TV, Juarez Soares 'cutuca' rivais e recusa dividir bancada fixa com jogador

UOL Esporte

25/04/2013 06h00

Crédito: Arquivo Pessoal

Ele chegou a dizer em entrevista ao próprio UOL Esporte que não tinha planos de voltar para a TV aberta, mas mudou de ideia. Aos 71 anos, 52 deles dedicados ao jornalismo, Juarez Soares irá estrear um novo programa esportivo, que vai se chamar "Bola Dividida", no próximo dia 29 na RedeTV. O China, como é conhecido, 'cutucou' seus rivais na telinha e admitiu que veta a ideia de dividir bancada fixa com um ex-jogador.

"Sou contra jogador comentar do lado de jornalista, sou contra. Falei isso ao presidente do sindicato [dos jornalistas] que não apoio, a não ser seja formado. O Osmar de Oliveira [comentarista da TV Bandeirantes] é médico e corintiano doente. Mas ele se formou jornalista e pode exercer essa função. Sou contra alguém ocupar posição de jornalista sem ser", explicou.

"Estou falando do cara ocupar, por…, a posição de comentarista. É nesse sentido que quero dizer. Qual comentarista jornalista que comenta na Globo? Me ajuda ai! Nenhum, né? É isso", completou

Juarez admite só aceitar dividir bancada com atleta ou ex-atleta na condição de convidado. "Para ir num programa como convidado, tudo bem. Pode ser que a gente convide jogador para o nosso programa, mesmo que não seja um jogador atual. Mas não significa que vai ter cadeira cativa lá. Só vai se for como convidado".

Juarez fará comentários esportivos ao lado de dois velhos conhecidos. O narrador Silvio Luiz apresentará o programa. O repórter Luiz Ceará será o outro comentarista. A ex-Miss Brasil, Priscila Machado, será a 'garota dos emails', como explicou o China. Mas todos são formados em jornalismo, algo que virou regra para a participação fixa no debate.

JUAREZ SOARES COMENTA TÍTULO DA ALEMANHA EM 90

O jornalista 'cutucou' os programas da mesma área que são transmitidos em emissoras concorrentes ao falar do diferencial do programa que deverá estrear às 11h30 da próxima segunda-feira: a credibilidade dos apresentadores.

"São três jornalistas que vão apresentar que tem credenciais. Você pode discutir qualidade, mas não pode discutir tempo de serviço. É gente que está na militância há muito tempo que vai dar opinião. A diferença do programa vai ser maneira como vamos falar os assuntos, com liberdade, autoridade, credibilidade. Ali quem fez menos Copas fez meia dúzia. Pô, parece arrogante, mas longe de mim. Credibilidade e autoridade isso nós temos".

VOTE: QUAL O MELHOR COMENTARISTA DO PAÍS?

O programa de Juarez Soares, Silvio Luiz e Luiz Ceará será transmitido no mesmo horário do Jogo Aberto, da TV Bandeirantes. O veterano jornalista disse não assistir ao concorrente, mas ao ser questionado pela reportagem sobre o tema, criticou atitudes como a do ex-jogador Denilson, que chegou a imitar um macaco quando falou sobre as chances de a Ponte Preta vencer o Corinthians no programa da última segunda-feira (ver vídeo abaixo).

"Não gosto, não é meu estilo. Faz isso quem não é jornalista comentarista não pode ficar imitando macaco depois falar que a seleção jogou bem. Tem que ter conduta, o que não impede de ser alegre".

Juarez Soares contou uma brincadeira que faz na Rádio Transamérica, outro lugar onde trabalha, como exemplo de conduta correta para um jornalista que lida com Esportes. "Tenho dito que os jogadores corintianos estão frequentando aulas de alemão, pois são caras de visão. Eles vão jogar contra o Bayern em dezembro. Os caras estão aprendendo".

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/14417642[/uolmais]

Por Renan Prates

Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.