Topo

Belletti leva bastidores do futebol à TV, elogia C. Ronaldo e revela descaso do Barça com Inter

UOL Esporte

12/04/2013 06h00

Belletti conviveu com as principais estrelas do futebol nos tempos de Barcelona, Chelsea e seleção brasileira. Os 20 anos como jogador são resumidos por ele como uma "faculdade de futebol", de onde pretende extrair farto material para sua nova profissão. O comentarista do Sportv quer acrescentar os bastidores do futebol às transmissões.

A ascensão do ex-lateral na TV foi meteórica. Começou com um simples convite para comentar Chelsea x Barcelona ao lado de Galvão Bueno, no segundo semestre do ano passado. Ele agradou e fez outra participação. A emissora contratou Belletti no início de 2013. O ex-jogador do Barça comentou nesta semana o duelo do time catalão contra o PSG, pela Liga dos Campeões.

Com pouco tempo de casa, ele foi relacionado para as transmissões da Copa das Confederações, desbancando comentaristas antigos, como Muller.

Em entrevista ao UOL Esporte, Belletti contou passagem até então desconhecida sobre a final entre Barcelona x Internacional, no Mundial de Clubes de 2006, e se coloca como uma pessoa que já esteve na pele de boleiro para analisar Neymar e Cristiano Ronaldo.

De dentro do vestiário do Barcelona na final do Mundial de Clubes de 2006 (era o lateral do time), Belletti destacou o desinteresse do técnico do clube espanhol em relação ao internacional.

O clube gaúcho venceu a partida por 1 a 0, levando a taça.

"O Barcelona chegou à final do Mundial de Clubes de 2006 sem saber nada do Internacional. O Rijkaard [ex-técnico do Barça] reuniu o grupo no vestiário antes do jogo e falou que não conhecia nenhum jogador do Inter. Essa falta de conhecimento já foi o 1º passo para o Inter ser campeão", disse Belletti.

A relação próxima com Cristiano Ronaldo permite a Belletti analisar, por exemplo, o que passa na cabeça do astro português.

"Eu conheço o Cristiano Ronaldo e posso dizer seguramente que ele é um cara que treina e se prepara ainda mais a cada vez que perde o prêmio de melhor do mundo para o Messi. É um exemplo. Jogador brasileiro costuma se abater após uma derrota.Para o Cristiano, a perda do prêmio não abala em absolutamente nada, mas sim serve de estímulo para evoluir", diz o comentarista do Sportv.

Colega de emissora, o ex-jogador Roger Flores enfrenta críticas de boleiros, mas tem agradado o Sportv. Belletti afirma que seus comentários visam meramente julgar "por que errou", sem misturar vida do atleta fora de campo.

"O erro em campo acontece, mas não é por isso que vou questionar a conduta do atleta. Vou tentar passar por que ocorreu o erro dele. Analisarei se faltou direção, se faltou força, se ele treina todo dia…", diz Belletti, que faz sessões de fonoaudiologia.

BELLETTI CONTA QUE LEITURA O AJUDOU A VIRAR COMENTARISTA

Viciado em trabalho

Belletti não para quieto. Até teria motivo, já que soube administrar o dinheiro conseguido como jogador, investindo em imóveis e outros segmentos. Atualmente Belletti é dono de revista sobre esporte (Soccer), gerencia uma academia (Belletti Training), além de ser comentarista do Sportv.

"Geralmente quando o jogador para ele fica meio sem saber o que vai fazer. Comigo foi diferente. Eu sou muito ativo. É meu jeito. Me sinto bem fazendo várias coisas ao mesmo tempo".
(Por Bruno Thadeu)

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.