Topo

Globo do Rio aposta em transmissão festiva e contrasta com seriedade de SP

UOL Esporte

07/03/2013 12h54


Depois de anos de um formato narrador-comentaristas engessado, a Globo resolveu inovar para as transmissões da Copa Libertadores deste ano, principalmente no Rio de Janeiro. Nos Jogos em casa do Fluminense, há uma verdadeira festa com convidados. Já em São Paulo, as partidas continuam mais sérias, sóbrias, apenas com comentaristas convidados.

No Rio de Janeiro – José Loreto virou figura certa. Depois do fim da novela "Avenida Brasil", o ator que interpretou Darkson invadiu o futebol neste início de 2013. Torcedor do Fluminense, o namorado de Débora Nascimento participou de duas transmissões de partidas do clube das Laranjeiras.

Mas Loreto foi apenas um dos muitos convidados pela Globo do Rio, que tem recorrido a atores e ex-jogadores em uma transmissão mais festiva do que São Paulo. Em partidas no Engenhão, Alex Escobar comanda o "Camarote Globo" com direito a comes e bebes direto do estádio.

Na última quarta-feira, os atores Fernanda Pontes e Miguel Rômulo, o músico Dado Villa-Lobos e o ex-jogador Marcão acompanharam do camarote global o empate por 1 a 1 do Fluminense com o Huachipato. Com aparições no início da partida, no intervalo e após os jogos, os convidados dão pitacos sobre o duelo.

Fernanda Pontes chegou a dar uma sugestão após Fred balançar as redes nesta quarta. Disse que se o camisa 9 fizesse três gols e pedisse música no Fantástico deveria escolher: "Ele só pensa em beijar", em referência à música de Mc Leozinho e ao selinho que o atacante deu em uma moreno no trânsito de Belo Horizonte.

Na derrota para o Grêmio no Engenhão, os convidados foram o casal Darkson e Tessália (Débora Nascimento) e Adauto (Juliano Cazarré), todas da novela "Avenida Brasil". E tiveram a companhia dos ex-jogadores Jardel e Washington. José Loreto pediu no intervalo para o técnico Abel Braga mexer no time, enquanto Cazarré se mostrava satisfeito com a vitória parcial de seu time, que no final fez 3 a 0 no Flu.


Em São Paulo – A grande novidade das transmissões paulistas da Globo na Libertadores nos jogos do Corinthians foi mostrar o estúdio de transmissão, assumir que a equipe – de corpo inteiro – não estava no estádio, mas sim vendo o jogo por uma televisão. Antes, narrador e comentaristas apareciam apenas da cintura para cima e em um fundo neutro.

Outra diferença em relação aos últimos anos é a presença de um comentarista convidado, não necessariamente ligado de forma direta ao futebol. No primeiro jogo, contra o San José, por exemplo, o piloto corintiano Rubens Barrichello estava no estúdio ao lado do narrador Cleber Machado e do comentarista fixo do canal Casagrande.

O ponto fora da reta, mas nem tanto, foi na partida seguinte, quando o Corinthians enfrentou o Millonarios no Pacaembu, com portões fechado. O convidado foi o sempre bem-humorado ex-jogador Vampeta, que abusou das suas piadinhas, mas nada muito pesado. Apenas causos do futebol, mas nada mais que isso.

O terceiro a aparecer em uma transmissão corintiana foi o atacante do próprio time, Emerson Sheik, que ficou fora da partida contra o Tijuana, no México. Ele também tem o costume de dar declarações polêmicas. Até foi bem nessa posição, analisando o time, mas preferiu adotar uma postura mais política nos comentários.

(Por Jorge Corrêa e Roberta Nomura)

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.