Topo

Apresentador da Globo admite erro por anunciar falso reforço do Grêmio

UOL Esporte

06/02/2013 13h04

Enrico Cabrito ainda rende assunto. Nesta quarta-feira, um dia depois de o jogador fictício virar notícia de verdade, um dos responsáveis pela fama do lateral esquerdo inexistente admitiu o erro. O narrador Paulo Brito, da RBS TV, reconheceu a falha e disse que a tentação pela notícia foi grande.

Mais agitado que o habitual, Brito abriu de cara sua participação no programa Jornal do Almoço com a confissão. Em tempo algum, porém, o jornalista pediu descuplas ao público.

"Eu tenho certeza que todos estão esperando eu começar a falar em outro assunto. Bom, eu caí. Fazer o quê? No trânsito, entre a redação e o estúdio, todos só falavam no tal Cabrito. Como tem Twitter falso e a tentação pela brincadeira de Cabrito era muito grande, eu até falei ontem que ia sobrar para mim. Eu caí, caí. Parabéns aos criadores do Cabrito que conseguiram realmente fazer alguém cair", disse Paulo Brito. Relembre o momento em que o apresentador citou o reforço fictício:

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/14278131[/uolmais]

Principal narrador da afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, Paulo Brito deu voltas no meio de seu pequeno discurso. Relatou o procedimento padrão do jornalismo, de checagem da informação, e lembrou alguns de seus acertos recentes para tentar amenizar o deslize atual.

"A gente sempre checa a informação. Quando se tem certeza, dá a informação. Como foi no caso do Dunga, quando fui na casa dele um mês antes. Rafael Moura, que falei um mês antes. A gente nunca chuta aqui, nossa obrigação é sempre falar depois que se concretiza", afirmou o jornalista.

Paulo Brito foi a segunda vítima do conto do Cabrito. Doze horas antes, no Twitter, o jornalista da Rádio GreNal, Farid Germano Filho, escreveu que o lateral esquerdo estava sendo contratado. O caso se transformou em hit na internet e virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.