Topo

Arnaldo aprova tecnologia no futebol para detectar se bola entrou no gol

UOL Esporte

11/12/2012 15h14

Arnaldo Cezar Coelho diz ser contra profundas mudanças no regulamento do futebol. Mas o comentarista de arbitragem da Rede Globo se diz favorável aos experimentos feitos pela Fifa para verificar se a bola entrou no gol.

Para o Mundial de Clubes no Japão, a entidade utilizará dois sistemas eletrônicos. Um deles é semelhante ao adotado no tênis (quando uma imagem é reproduzida segundos depois recriando a trajetória da bola). Esse método será testado nesta quarta-feira no duelo entre Corinthians x Al Ahly, às 8h30 (horário de Brasília).

Já para a decisão do título, a Fifa usará sistema semelhante ao sensor de uma instituição financeira. Ao detectar metal, o sensor do banco acende. O mesmo acontecerá quando a bola ultrapassar a linha do gol.

"Eu sou favorável a usar sim esses recursos que auxiliam. São pouquíssimos os jogos em que existem a dúvida do gol ou não, mas vale experimentar. Talvez o modelo usado no tênis demore um tempo maior para provar se foi gol", disse Arnaldo.

O ex-árbitro integra a equipe da Globo no Mundial. A emissora escalou força máxima para os jogos do Corinthians, com Galvão Bueno, Casagrande e Arnaldo.

"No caso do sensor, eu sou favorável. Mas acho desnecessário usar spray para marcar barreira. Isso é sinal de que o árbitro é mole e não tem poder para mandar o jogador ficar parado. Daqui a pouco vão liberar o spray de pimenta para o jogador não vir reclamar. Deveria, sim, fazer com que o árbitro aprenda a ser mais rigoroso".

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.