Topo

Em ano de Olimpíada no Rio, Avenida Brasil rasga regulamento para jogador aposentado salvar Divino

UOL Esporte

20/10/2012 06h01

Grande parte do país parou, as ruas estavam vazias, as casas ficaram silenciosas, tudo para ver o último capítulo de Avenida Brasil. E para completar a história do clube de futebol que permeou toda a novela das nove da TV Globo, o Divino Futebol Clube também estava lá, mas quebrando uma das regras mais básicas de qualquer campeonato minimamente organizado.

>> Veja como foi o último capítulo de Avenida Brasil

Adauto comemora gol que levou o Divino à primeira divisão do Campeonato Carioca

Quatro anos se passaram desde 2012, quando a maior parte da novela se passou. Ou seja, nessa parte final era ano que olimpíada no Rio de Janeiro. Nada foi citado. Mas tudo bem, passamos por isso. Voltemos ao futebol.

O Divino está na véspera de um jogo decisivo para voltar para a primeira divisão do Campeonato Carioca. Em um dos últimos treinos, o craque do time sofre uma grave lesão e a equipe fica sem um ponta esquerda. Eis que Olenka pensa em uma solução: chamar Adauto, seu namorado, para ser o substituto.

O problema é que ele não joga há 15 anos e ainda é traumatizado por um pênalti perdido em seu último jogo. Mas essa não foi a única bizarrice futebolística desse final. Que o cara estivesse treinando e se preparando fisicamente todo esse tempo, mas qualquer regulamento foi rasgado para que o herói do time viesse à tona.

Adauto foi inscrito de um dia para o outro, algo que não teria espaço nos dias atuais – imagine daqui quatro anos – em nenhum torneio ou campeonato. Algo semelhante aconteceu na final do Paulistão de 1998 com Raí, que chegou no meio da semana, foi para o jogo decisivo pelo São Paulo e ainda marcou um gol contra o Corinthians, garantindo o título.

Não deu outra. Adauto se recuperou do trauma de ter sido chamado de "chupetinha" antes de perder o pênalti 15 anos antes, acertou a cobrança no capítulo final quando o jogo estava empatado e confirmou o acesso do Divino à elite do futebol fluminense. E o regulamento?

Mas vamos para outros fatos que fogem da realidade do futebol:

** Jogo da segunda divisão do Cariocão a noite? Sem chance.
** Torcida virtual, arquibancada cheia na Segundona.
** Exatamente o mesmo uniforme de quatro anos antes.
** Metade do time era o mesmo de quatro anos antes.
** O pênalti mais cavado ou mais mal ensaiado da história.
** Falar chupeta ou chupetinha sem nenhum duplo sentido.

(Por Jorge Corrêa)

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.