Topo

Com saudade da TV, Vannucci "pede" emprego para Copa e ignora polêmica de 2006

UOL Esporte

18/10/2012 06h00

Fernando Vannucci no casamento de sua filha, no último sábado (13/10)

Fernando Vannucci no casamento de sua filha, no último sábado (13/10)  – Reprodução

Maurício Dehò
Do UOL, em São Paulo

Há cerca de um ano não se ouve na TV brasileira um bordão tradicional nos programas esportivos: é o famoso "Alô você!", de Fernando Vannucci. Figura constante nas telinhas, com passagens pela Globo e Bandeirantes, o apresentador de 61 anos acabou se afastando dos microfones após ser dispensado pela RedeTV! em 2011. Com a Copa do Mundo em solo brasileiro chegando, Vannucci admite ter saudade da profissão e já está pedindo espaço para voltar à ação.

O último emprego do veterano apresentador foi na RedeTV!, emissora na qual passou por diversos programas esportivos. Em seus últimos momentos, Vannucci perdeu espaço e chegou a ser colocado nas madrugadas da grade. Em entrevista ao UOL Esporte, o mineiro de Uberaba contou sobre este período de afastamento, os planos para o futuro e afirmou que o caso de 2006, em que foi ao ar alterado após a final da Copa do Mundo, é coisa do passado.

>> Galvão é xingado no retorno da Globo ao "ao vivo de verdade" do UFC
>> Ceni corta discussão sobre "Avenida Brasil" na TV e leva o troféu da semana
>> Casagrande parabeniza Galvão Bueno por 'aturar' Arnaldo durante 25 anos

"Estou longe da TV há um ano, mais ou menos. Eu dei um tempo. Foi um pouco isso e um pouco por parte do mercado, que está um pouco complicado", explicou Vannucci, que atualmente se dedica a um portal que leva seu bordão no nome e se dedica aos esportes, principalmente.
Apesar do pouco tempo de pausa, Vannucci sente falta de ir ao ar, até porque a profissão o acompanha desde os 15 anos, quando começou a trabalhar no rádio.

"Estamos vivendo tempos de Copa do Mundo e de Olimpíadas. Acho que as coisas vão se acertar. Já estou com saudades da televisão", afirma ele. "Quero estar na Copa de 2014, ainda mais por ser aqui no Brasil. Quero estar aprofundado nela, naquilo que eu sempre fiz na minha vida."

Em tempos de novos formatos e dinâmicas, com uma "revolução" liderada por Tiago Leifert e sua tendência de desligar o teleprompter no jornalismo da Globo, Vannucci sabe da dificuldade de se reposicionar em uma emissora, mas acredita que sua conhecida voz ainda tem espaço.

"Estou negociando aí uma possível volta à televisão, uma coisa que vai acontecer naturalmente. O engraçado é que o povo tem um pouco de memória curta. Se você fica fora do ar na TV por um ano, parece que as pessoas não se lembram mais de você. Mas tudo vai dar certo. Creio que papai do céu tem coisas reservadas para mim, coisas muito boas", torce o apresentador.

Apesar de criticar a memória curta de parte do público, Fernando Vannucci ainda não consegue fugir de um momento que marcou negativamente sua carreira. Ele virou piada na internet em 2006, após a final da Copa do Mundo da Alemanha, disparando pérolas com uma fala enrolada: "A África do Sul é logo ali", imortalizou o apresentador.

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/1817[/uolmais]

Hoje, ele tenta ignorar as questões sobre isso, depois de ter afirmado que o problema na ocasião foi devido a um medicamento que tomou, seguido de uma taça de vinho.

"Eu não comento mais, porque todas as vezes que eu explico as pessoas entendem de um jeito diferente. Eu sei o que aconteceu. Deus sabe o que aconteceu. Então, não adianta mais falar sobre isso. Ficou no passado e nem lembro mais disso", conclui.

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.